Outubro supera 200 mil emplacamentos pela primeira vez no ano

Pela primeira vez em 2020 foi superada a marca dos 200 mil emplacamentos mensais, segundo números preliminares apurados pela Autoinforme e Bright Consulting. Assim outubro ultrapassou setembro e tornou-se o melhor mês do ano para o mercado de veículos leves, com o total de 205 mil unidades vendidas, o que representa pequena alta de 3,2% sobre o mês anterior e queda de 15% na comparação com outubro de 2019.
Mas o recuo sobre o mesmo mês de 2019 é bem menor, de 6,8%, quando se compara os licenciamentos diários, porque outubro passado teve 21 dias úteis com média de 9.767 automóveis e utilitários emplacados em cada um deles, enquanto no ano anterior foram 23 dias com 10.486 registros/dia. “Mas o último dia do mês foi muito fraco e não entendemos ainda o que houve”, relata Paulo Cardamone, sócio diretor da Bright Consulting, para explicar a desaceleração do crescimento mensal que vinha sendo observado.
Novamente existem relatos de falta de alguns produtos mais procurados, por falta de componentes para produção ou planejamento abaixo da demanda. Portanto o resultado de outubro segue abaixo do potencial que o mercado vem demonstrando.
O acumulado de 10 meses de 2020 soma 1,5 milhão de veículos leves vendidos, o que representa retração de 31% em relação ao mesmo período de 2019. O porcentual bate exatamente com a projeção divulgada mês passado pela associação de fabricantes, a Anfavea, que revisou suas estimativas e espera por queda de 31% nas vendas deste ano em comparação com o anterior, com 1,83 milhão de emplacamentos de automóveis e comerciais leves.
A Bright Consulting avalia que a força dos últimos dois meses do ano deverá puxar um resultado anual pouco melhor: “Nossa previsão para o fechamento de 2020 continua estimada em 1,958 milhão, ou seja, queda de 27% sobre 2019”, calcula Cardamone.
Ainda segundo apurou a consultoria, as vendas diretas – veículos faturados diretamente aos clientes, como locadoras, frotistas, taxistas e pessoas com deficiência (PcD) – continuam a representar parcela considerável dos negócios. Em outubro esse canal foi responsável por 43,9% do emplacamentos. “Mas a venda direta no último dia caiu ao redor de 29%, foi muito fraca em comparação aos outros dias do mês, o que sugere alguma mudança de comportamento do mercado em relação ao que vinha acontecendo nos meses anteriores”, afirma Cardamone.
Fonte: Automotive Business, 03/11/2020