Os desafios dos novos prefeitos

garagemdepredio-301

Por Jorge Hori*

Os novos prefeitos a serem eleitos em outubro de 2016 irão enfrentar diversos problemas e desafios sendo o dos estacionamentos um deles.

O licenciamento dos estacionamentos, os estacionamentos em terrenos e a disponibilidade deles em áreas densamente ocupadas são três dos maiores desafios na gestão pública desses estabelecimentos.

As autoridades municipais têm demonstrado má vontade ou até preconceitos contra os estacionamentos, opondo-se à oferta formal e legalizada. O resultado não é a inibição da atividade, mas a proliferação de estacionamentos clandestinos ou irregulares que estabelecem concorrência desleal e maiores riscos aos usuários.

Os estacionamentos em terrenos vagos, em áreas densamente ocupadas, tem sido uma saída econômica para evitar a deterioração imobiliária. A gestão atual do município de São Paulo, movida por um viés ideológico, não reconheceu a função social dos estacionamentos. Quer obrigar o privado a construir no terreno, quando o mercado imobiliário está em recessão. O resultado será o abandono desses terrenos, com risco de invasões ou focos de aedes aegypti.

Outra orientação equivocada, com base na ideologia anticarro, é a restrição de vagas nos novos empreendimentos imobiliários, o que gera o desenvolvimento imobiliário em novos polos, diversos dos desejados pelas autoridades públicas.

Finalmente, os candidatos são sempre seduzidos pela ilusão das garagens subterrâneas ou edifícios-garagens, como existem fartamente em outras cidades mundiais. Mas, quando querem colocar em prática não o conseguem, por falta de viabilidade econômico-financeira. O vilão são os juros altos.

Cabe ao setor mostrar aos candidatos a realidade dos fatos e as consequências nefastas para a cidade de políticas equivocadas em relação aos estacionamentos.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Lei veda valor mínimo para cartão

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 19 de janeiro de 2016, a Lei n° 16.120, de 18 de janeiro, referente ao Projeto de Lei nº 752/11, da deputada Leci Brandão, que veda aos estab (...)

Almoço com o presidente

Com uma lista de serviços ampla e abrangente, sempre atualizada com as sugestões dos próprios associados, o SINDEPARK segue cumprindo sua principal missão, que é proporcionar todos os meios para que t (...)