O setor do estacionamento em Portugal e Espanha faturou 1.145 milhões em 2017

07/08/2018

O setor do estacionamento em Portugal e Espanha faturou 1.145 milhões de euros em 2017, mais 3,8% face ao período homólogo de 2016, com Espanha a representar 89% do mercado ibérico, refere a Informa D&B. De acordo com o estudo “Estacionamentos (Mercado Ibérico)”, no período em causa, o mercado espanhol representava 89% do total ibérico, avançando 3% para 1.020 milhões de euros, enquanto o mercado português subiu 10,6% para 125 milhões de euros.

Por sua vez, no que se refere ao aluguel de estacionamentos em estrutura foram gerados, no mercado ibérico, 811 milhões de euros, um avanço de 4,4% face a 2016. No mesmo período, a gestão de lugares de estacionamento regulado à superfície cresceu 2,5% para 334 milhões.

O mercado ibérico de gestão de lugares de estacionamento estava composto, no período de referência, por cerca de 1.070 empresas e grupos de empresas, das quais 820 em Espanha e 250 em Portugal. No conjunto, estas exploravam um total de 1.815.000 lugares de estacionamento, dos quais 1.510.000 em Espanha e 305.000 em Portugal. Segundo a Informa D&B, para 2018 prevê-se que o volume de negócios agregado dos operadores dedicados à atividade atinja 1.185 milhões de euros, mais 3,5% face ao ano anterior. Para a realização do estudo em causa, a consultora analisou 37 empresas espanholas e 11 portuguesas. Em Portugal, foram analisadas a E.S.S.E., o El Corte Inglés, a EMEL, os grupos Bragaparques, Empark, Mundicenter, SabaPortugal e Sonae Sierra, a Parques Tejo, a Placegar e a Sient.

Fonte: Dinheiro Vivo/Lusa, 01/08/2018

Renovação do Parking News já começou

O Parking News, que todas as terças-feiras compartilha com você notícias de interesse do setor, iniciou sua (...)

Estacionamentos e as regras do Plano Diretor