O negócio de estacionamentos é pauta do programa Pânico

O Programa Pânico, da Jovem Pan, trouxe nesta terça-feira o economista Samy Dana, que falou dos preços dos estacionamentos. O apresentador Emílio Surita inicia dizendo que nunca se encontra estacionamento quando se precisa. Samy disse que essa é uma questão problemática: ou os estacionamentos não existem ou são muito caros. “É uma questão econômica. Estacionamentos, principalmente em grandes cidades como São Paulo, são temporários. Você compra uma área, no tempo em que vai subir um prédio, o estacionamento fica ali. Com exceção de shoppings e supermercados, mas aí não é pra ser rentável e sim para atrair consumidores.”

Samy afirma que o negócio de estacionamentos é muito complicado: “Para se ter uma ideia, a gente pegou uma área de 460 m2 para um exemplo. Nesse espaço cabem uns 30 carros, mais ou menos, com espaço para manobrar. Se você estiver numa região como a da avenida Paulista, o terreno desse estacionamento vale R$ 5 milhões. Se esse valor fosse investido, daria uns R$ 25 mil por mês, sem risco, só para colocar lá no Tesouro. Agora, quanto você consegue cobrar de mensalidade? Se forem R$ 500,00, por exemplo, você teria R$ 15 mil, dos quais ainda vai descontar imposto, funcionários... Então, por mais lotado que esteja o estacionamento, ele não se paga como investimento. Por isso que nessas regiões mais nobres é difícil ver um lugar que é só estacionamento”.
Samy destaca que isso é um problema de grandes cidades, mas tem a ver com a economia. “Então estacionamento ou não vai existir ou vai ser muito caro. Com exceção desses temporários que eu falei, porque aí tem um terreno que vai ter outro fim, mas enquanto não decidem, se vão construir um shopping, uma casa, fica lá de estacionamento. E como falei, com exceção de shopping, por exemplo, que põe estacionamento porque se não tiver não atrai público”, afirma Samy.

Surita disse que o estacionamento do Hospital Albert Einstein custa R$ 50 a hora, por exemplo, e questionou se ele com esse preço não se paga. Samy disse que não, se se levar em conta a área ocupada, mas que é necessário ter, pois no hospital ninguém vai ficar procurando vaga. Eles concluem que é um mau negócio ter estacionamento, que não vale a pena: “Dificilmente eles são rentáveis”, diz o economista. Os outros participantes citam Estapar, Massis e várias outras como empresas bem-sucedidas e que talvez tenha faltado mais pesquisa por parte do economista. Samy responde reafirmando que o negócio é difícil e complicado ser rentável e acrescenta que a maioria dos estacionamentos são redes pequenas, são bandeiras, franqueados. Outro participante diz que se tiver um lava-rápido no estacionamento isso pode ajudar na rentabilidade.