O estacionamento do futuro

12/06/2018

carroeletricoce-552

O carro elétrico, em breve, vai dominar as grandes cidades - esse é o plano de praticamente todas as grandes montadoras. Governos de vários países já adotam uma legislação que visa a diminuição paulatina da circulação dos veículos com motor a combustão para os próximos anos e a proibição da sua produção nas próximas décadas.

A solução da indústria automobilística para o meio ambiente pode trazer um problema aos motoristas: onde recarregar a bateria do motor elétrico? Uma parceria entre a empresa de energia elétrica AES Tietê e a CSEM - que desenvolve filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV, na sigla em inglês) para a geração de energia solar a partir de PET - busca solucionar esse problema com seu Projeto Carport. Trata-se de um estacionamento de baixo custo capaz de gerar sua própria eletricidade a partir dos OPV aplicados na cobertura da estrutura que protege os carros.

"Vai ser o posto de gasolina do futuro", diz Rodrigo Villaça, diretor-técnico da CSEM, sobre a utilização da solução tecnológica de sua empresa. A CSEM desenvolveu o que chama de "terceira geração de tecnologia fotovoltaica": painéis solares mais leves e flexíveis, que utilizam material reciclável como matéria-prima. Por sua flexibilidade e pequena espessura, o OPV é arquitetonicamente bem mais versátil que os painéis tradicionais. Mas a questão não é só estética. "Não faz sentido ter um veículo movido a eletricidade, não poluente, e carregá-lo com uma energia gerada de uma fonte poluente", diz Villaça.

A solução não tem data para chegar ao mercado. "Prevemos testes em campo no segundo semestre deste ano", projeta Sacie. Em caso de sucesso, a produção e a comercialização devem começar um ano depois. O produto deverá ser inicialmente usado em grandes áreas, como estacionamentos externos de shoppings, supermercados e empresas. Futuramente, módulos menores, adquiridos em lojas de material de construção, serão oferecidos a consumidores que queiram instalar o Carport em suas casas.

Fonte: Revista Forbes Brasil - 01/05/2018

Estacionamentos e os ajustes à demanda

Por Jorge Hori* - O "mercado" caminha no sentido da redução g (...)

Estacionar próximo do destino é uma necessidade