Liberado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) dia 1º, o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos começa a operar parcialmente até o fim de outubro. Inicialmente, serão ao menos quatro voos domésticos, mas a data exata da abertura não está definida. Por contrato, a estrutura deveria estar operacional em 11 de maio e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda avalia a multa a ser aplicada à concessionária responsável pelas obras de ampliação.
Segundo a concessionária do aeroporto, com as autorizações da Cetesb, a duplicação da via de acesso para o terminal seria inaugurada dia 3, assim como o edifício-garagem com 4 mil vagas. Na primeira etapa, o local funcionará com um dos cinco pisos e as outras áreas serão abertas ao público gradativamente.
Entrega total
Atualmente, segundo a concessionária, a primeira fase da ampliação de Viracopos está 96% concluída. As primeiras operações domésticas serão feitas no Píer A, destinado para voos internacionais, até as obras do Píer C estarem concluídas. Ainda de acordo com a administradora do aeroporto, não há uma data definida para o novo terminal ser completamente entregue.
Ampliação
A fase inicial da expansão de Viracopos inclui a construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para 22 milhões de passageiros por ano, 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves, três novos pátios de aeronaves, com total de 400 mil m², e um edifício-garagem com 4 mil vagas.
Sobre o funcionamento parcial do novo terminal mesmo sem autorização, a concessionária disse que solicitou a licença em 4 de abril de 2014. "Com base no artigo 2º §2º do decreto nº 47.400 de 04 de dezembro de 2002, o aeroporto informou a Cetesb, por meio de ofício, sobre a pré-operação destas áreas para atendimento temporário às delegações das seleções que participaram da Copa do Mundo 2014.", diz o texto enviado pela assessoria de imprensa.
Fonte: portal G1, 2 de outubro de 2014

Justiça exige cobrança fracionada (01/10/2014)

A Justiça do Estado do Espírito Santo decidiu manter a exigência da cobrança fracionada em estacionamentos de shoppings, bancos e hospitais da Grande Vitória. Em março, o colegiado do Tribunal de Just (...)

Garantia de reito não saiu do papel (04/10/2014)