Nova rede de postos de recarga elétrica permite viagem grátis entre SP e Rio

carroeletrico-835

Agora já é possível viajar entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro de graça e sem emitir poluentes. Basta que você disponha de um carro elétrico. Uma parceria entre a BMW, os postos Ipiranga e a empresa de energia EDP implantou seis estações de recarga de veículos elétricos ao longo do percurso, o que permite que um carro movido a eletricidade possa ser recarregado no meio do trajeto e complete a viagem até o destino.

As estações foram construídas em postos Ipiranga da Rodovia Presidente Dutra – três no sentido SP-Rio e três no sentido Rio-SP – e foram inauguradas ontem (23). Elas beneficiam os proprietários de carros elétricos em geral (já que a recarga é livre para qualquer marca, e não somente para os modelos da BMW) e também de híbridos (que podem rodar no modo elétrico, ainda que com autonomia e velocidade limitadas).

O custo do projeto ficou em torno de R$ 1 milhão. As estações foram posicionadas a uma distância máxima de122 kme podem atender a até dois veículos ao mesmo tempo. Basta conectar o veículo e seguir as instruções no painel do carregador. Um veículo com bateria de 22kWh leva 25 minutos para completar um abastecimento de 80% da carga.

Por enquanto, a recarga será oferecida gratuitamente. A partir de 2019, as empresas irão cobrar pelo serviço. Os valores ainda não foram divulgados, mas, de acordo com a BMW, o custo de uma viagem entre as duas cidades em um carro elétrico será de cerca de 20% do que seria gasto abastecendo um modelo movido a gasolina com consumo médio de 10 km/litro.

Confira a localização dos postos de recarga elétrica

Guararema (SP)

São Jorge do Paratei Autoposto e Serv. – Via Dutra, km 179

São José dos Campos (SP)