Nissan abre loja virtual e começa a vender um dos modelos só via internet

A Nissan abriu dia 17 sua primeira loja para venda 100% digital, da escolha do produto, passando pelo financiamento, até o pagamento. Inicialmente, apenas um carro da marca será vendido exclusivamente por esse canal: a versão 1.0 do Versa V-Drive – modelo assim renomeado que corresponde à geração produzida atualmente em Resende (RJ), diferente do novo Versa, maior, que será lançado no Brasil a partir de outubro próximo, importado do México.
Cada concessionária da marca terá apenas um exemplar do V-Drive 1.0 para test drives, o processo de compra inteiro terá de ser feito na Loja Virtual Nissan, não haverá exposição ou venda nas lojas físicas – a versão 1.6 do V-Drive, a mais vendida, continuará a ser comercializada pelos canais tradicionais. Tiago Castro, diretor sênior de marketing e vendas da Nissan do Brasil, explica que este é o primeiro passo de um processo ainda inédito no País e para a empresa no mundo todo. A ideia é começar a testar a efetividade do canal com um produto para aprimorar a ferramenta e ao longo do tempo, sem prazo pré-definido, começar a vender mais modelos pela internet.
“Estamos lançando a primeira loja virtual para compra de carros no País e a primeira da Nissan no mundo. Mas não se trata de um oportunismo por causa da pandemia. O projeto [de digitalização das vendas] já existia e vinha sendo implementado ao longo dos últimos anos”, afirma Tiago Castro.
É fato que o cenário redesenhado pela pandemia de coronavírus apressou o uso de plataformas digitais para venda de veículos, especialmente no momento em que as concessionárias foram obrigadas a fechar as portas ao público durante a quarentena, entre o fim de março e começo de junho. Segundo números da própria Nissan, entre abril e julho o fluxo de pessoas na rede caiu 80% na comparação com os mesmos meses de 2019, ao mesmo tempo em que o tráfego de visitantes no site da marca cresceu 20%.
“O fluxo de pessoas nas lojas teve queda acentuada no período mais agudo da quarentena, mas as vendas não caíram na mesma proporção. Percebemos que o número de visitantes no site cresceu e o tempo de permanência também. Isso comprova um novo comportamento do consumidor, os hábitos de compras digitais estão aumentando mais rápido e nós temos de estar preparados. A loja virtual nos dá mais agilidade para atender essa demanda dos clientes”, avalia Castro.
COMPRA COMPLETA NA INTERNET
A Nissan garante que até agora nenhum concorrente oferece a possibilidade de efetuar todas as etapas da compra de um carro por meio 100% digital, como acontece com a loja virtual inaugurada. Castro explica que até agora a venda on-line se limitava ao processo de obter informações sobre o veículo, configurar o modelo desejado, preencher um cadastro e escolher a concessionária para negociar os passos seguintes. A escolha da forma de pagamento (à vista ou financiado), a conclusão da compra e emissão do pedido seguiam sendo feitos no ambiente off-line de uma concessionária.
“O que propomos foi ampliar essa experiência e deixar o cliente fazer a compra toda do sofá de casa. Na loja virtual ele escolhe e configura o produto e vai além, contrata o financiamento, emite o boleto de pagamento, conclui a compra, recebe a nota fiscal no seu e-mail e só vai à concessionária para retirar o veículo”, diz o diretor de marketing. Na loja virtual é possível simular e aprovar diversos planos de financiamento diretamente pelo Itaú, mas se quiser o cliente pode optar pelo pagamento à vista, emitir o boleto, e depois negociar o financiamento com o banco de sua escolha.
Fonte: Automotive Business, 17/08/2020