Parking News

Multinacional fabricante de veículos Toyota lança carro elétrico feito de plástico que pesa 670 kg

A Toyota confirma a comercialização em massa do pequeno Toyota C+pod. Um elétrico ultracompacto com 150km de autonomia e preço que o tornam o Toyota elétrico mais barato do mundo.

Como ilha, o Japão tem um sério problema de densidade populacional. Carros pequenos que são fáceis de estacionar e hábeis de manobrar são os modelos mais vendidos e em alta no país. Os tamanhos, os motores e o conjunto de baterias tem tornado os preços dos carros elétricos ainda muito caros. Mas e se fosse pensado em fazer um elétrico pequeno, barato e prático? Esse é o caso do Toyota C+pod, que já está disponível!

O C+pod não é um produto novo. A Toyota o apresentou há mais de um ano e, desde então, só estava a serviço de clientes e empresas municipais. Vendo a boa recepção que recebeu, além do fato dos problemas de estacionamento e circulação de algumas de suas cidades, a venda ao público foi aberta neste ano de 2022. E a multinacional japonesa aposta em bons números de vendas nos próximos anos!

Não deixe que seu tamanho pequeno o engane. É verdade que sua estética é bem peculiar. Na Europa, não há nada a comparar a isso, porque nem mesmo um Smart é semelhante.

As medições são muito mais recortadas: 2,49 metros de comprimento, 1,29 metros de largura e 1,55 metros de altura e 670 kg de peso. A única coisa realmente comparável é o Citroën Ami, embora o modelo francês não seja capaz de igualar as capacidades mecânicas.

O Toyota C+pod é completamente elétrico. Ele se move graças a uma bateria de íons de lítio com capacidade de 9,06 kWh que alimenta um motor de torque de 12,5 cavalos de potência e motor elétrico traseiro de 56 Nm. A folha de dados estima que a velocidade máxima seja de 60 quilômetros por hora, portanto grandes reações também não podem ser esperadas. Mas o mais importante de tudo é sua autonomia, com 150 quilômetros sob o ciclo de homologação WLTP.

Não há como negar que o design é muito cativante. Excêntrico, pelo menos. No entanto, e apesar de seu pequeno tamanho, o interior de dois lugares oferece uma coleção correta de confortos e segurança. O que ele não oferece é muito espaço de carga. Um pequeno porta-malas localizado atrás dos bancos da frente está disponível. O que tem sido indispensável para a vida cotidiana, algumas sacolas de compras e pouco mais.

A Toyota já disse que não espera tirar o C+pod do Japão, pois considera que não faria sentido em outros mercados, embora essa porta não esteja fechada. Pode ser muito interessante, especialmente pelo preço de venda.

O Toyota C+pod tem um preço inicial de 1.650.000 ienes (U$ 15.908) para a versão de entrada e 1.716.000 ienes (U$ 16.544) para a mais equipada.

O Ford Mustang Mach-E continuará sendo uma das melhores opções de compra em desempenho, produto e resultado, e está ganhando respeito em todo o mundo por suas muitas qualidades. O SUV elétrico da Ford melhora a cada dia graças a constantes atualizações remotas que melhoram algumas de suas qualidades. A partir de agora, o limite de carga está em um nível mais alto em um tempo menor. Mais de 80% da carga pode ser realizada na potência máxima, um pouco mais do que o permitido atualmente.

Por meio de vários fóruns de clientes, os primeiros proprietários, ao receberem a atualização, já puderam ver a mudança. Este é um dos pontos incluídos no programa de satisfação do cliente da Ford. Ainda não há dados oficiais, mas as primeiras experiências mostram que o novo limite de proteção da bateria está em 90%. Ou seja, até atingir 90% da bateria, a recarga será feita na capacidade máxima do ponto, limitando e degradando a velocidade uma vez que esse ponto tenha sido ultrapassado.

Obviamente, isso se traduzirá em uma melhor experiência do usuário para o cliente por meio de recargas mais rápidas. Repetimos que isso corresponde apenas às cargas em pontos de alta potência. A mudança é significativa pois, até agora, ao atingir 80% da capacidade da bateria, o Ford Mustang Mach-E cortou a torneira, reduzindo a potência para ambientes próximos a 10 kW, o que significava um tempo muito maior para atingir o nível máximo da bateria. (Imagem divulgação)
Fonte: clickpetroleoegas, 05/01/2022

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark