Parking News

Multas por desrespeito à Zona Azul disparam em 2017 (SP)

zonaazulsp-401

As multas por estacionamento irregular em vagas de Zona Azul dispararam na cidade neste ano. Entre janeiro e agosto, houve um aumento de 70% em comparação com igual período de 2016, de acordo com dados do Painel Mobilidade, da gestão João Daria (PSDB). O total de infrações passou de 228.115, em 2016, para 387.639 neste ano.

A explosão das penalidades coincide com o fim da utilização do talão em papel, em janeiro deste ano. Em julho de2016, aPrefeitura de São Paulo passou a adotar a Zona Azul Digital, que pode ser utilizada pelos motoristas por meio de aplicativos de celular. As duas formas coexistiram até o final do ano passado, sendo o talão eliminado definitivamente no início de2017. Atendência de alta das multas pode ser verificada a partir de janeiro. Apenas naquele mês deste ano, foram registradas 35.693 multas, contra 19.094 em janeiro de2016. Aprefeitura afirma que o meio digital trouxe mais agilidade na fiscalização, pois o marronzinho leva cerca de um minuto para verificar se o carro tem Zona Azul ativa. No papel, a checagem demorava até cinco minutos. Segundo a gestão, "o fator comportamental" também deve ser levado em consideração para explicar a alta das multas.

O desrespeito à Zona Azul é uma infração grave, dá cinco pontos na habilitação e custa R$ 195,23.

Ibirapuera é campeão no número de infrações

O parque Ibirapuera, na zona sul da capital, é o campeão de multas envolvendo desrespeito à Zona Azul. Foram 9.345 infrações flagradas nos primeiros oito meses deste ano, abrangendo os diversos bolsões de estacionamento dentro do parque. Em segundo lugar, figura neste ranking o Mercado Municipal, com 8.143 penalidades, de acordo com o Painel Mobilidade Segura.

Total de multas na cidade cai de novo

O total de multas aplicadas na cidade de São Paulo caiu quase 12%, considerando os dados de janeiro a agosto deste ano, contra o mesmo período de 2016. Os números totais passaram de 10.391.558, verificados em 2016, para 9.153.966 nos primeiros oito meses de 2017. Essa tendência vem sendo averiguada nos últimos meses. Uma das razões foi o aumento da sinalização, desde o começo do ano, em vias que concentram os radares que mais multam no município. As infrações envolvendo somente radares diminuíram 15,5%. No ano passado, foram 8.129.837 multas, despencando para 6.866.868 neste ano.

Fonte: Agora São Paulo - 01/12/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante estar ao lado das empresas para que trabalhem com eficiência e, assim, atendam as necessi (...)

O que o Sindepark pode fazer por sua empresa

A missão do Sindepark, como sempre afirmamos, é apoiar e auxiliar na gestão eficiente das empresas do setor, numa relação de parceria. Por isso, não mede esforços para colocar à disposição de todos os (...)

EstaR chegará a 10,4 mil vagas (Maringá/PR)

A finalização da licitação dos radares de velocidade abriu caminho para a informatização do Estacionamento Rotativo de Maringá (EstaR), que prevê a utilização de aplicativo para melhorar a rotatividad (...)

Os calos dos rotativos (Vitória/ES)

Com a implantação do estacionamento rotativo na Serra, que passou a operar dia 27 de novembro na avenida Central de Laranjeiras, todas as quatro cidades da Grande Vitória passam a fazer uso do modelo. (...)

Vendas de veículos crescem 10% até novembro

As vendas de veículos leves cresceram 10% no acumulado de janeiro a novembro na comparação com mesmo período do ano passado ao atingir pouco mais de 1,96 milhão de unidades, entre automóveis e comerci (...)


Seja um associado Sindepark