Parking News

MPF faz ação contra Prefeitura por estacionamentos irregulares em São Luís, no Maranhão

 

O Ministério Público Federal no Maranhão propôs ação civil pública contra o Município de São Luís por omissão de providências para o problema dos estacionamentos criados em casarões históricos. Segundo o MPF-MA, imóveis tombados não podem ser alterados ou descaracterizados para funcionarem como estacionamentos rotativos.

Em São Luís, estacionamentos em casarões funcionam há bastante tempo com placas, às claras, para todo mundo ver. De acordo com Rafael Pestana, coordenador do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IPHAN), a proibição existe dentro de uma zona de preservação histórica.

"Pela lei de uso e ocupação de solo urbano, que é uma lei municipal, a atividade comercial de estacionamento é proibida dentro da ZPH (zona de preservação histórica) que engloba as áreas de tombamento federal e estadual", informou Rafael Pestana.

O MPF informou que uma operação realizada em 2008 resultou em ações civis públicas contra 12 proprietários de casarões que estavam sendo usados como estacionamentos, com fins comerciais. Em 2018, dez anos depois, dez casarões continuam sendo usados para o mesmo fim só na área de tombamento federal. Rafael Pestana também confirmou a quantidade de ações que já existem sobre este caso.

"Já existem ações civis públicas abertas contra esses proprietários correndo na justiça. Tanto é que, anualmente, a gente faz duas ou três fiscalizações para informar o Ministério Público se eles ainda continuam infringindo a lei", declarou.

A Prefeitura de São Luís não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: G1/MA, São Luís, 26/03/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Primeira reunião com associados na nova sede

No último dia 21 de março, o presidente do Sindepark, Marcelo Gait, e outros membros da Diretoria, receberam diversos associados para um breakfast, marcado para que fossem conhecer a nova (...)

Liminar põe projetos imobiliários em risco

Uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo no fim de fevereiro, vetando o “direito de protocolo”, ameaça a retomada do mercado imobiliário na cidade. Segundo o Secovi-SP, que reú (...)

Prefeito propõe mudar bairros e recebe crítica

Dois anos após ter sido sancionada pelo então prefeito Fernando Haddad (PT), a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, conhecida popularmente como lei do zoneamento, deve ser alterada pela Prefei (...)

CNH digital é lançada na Capital

O Governo passa a emitir gratuitamente a CNH Digital, com validade em todo o país por meio do aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). A versão da CNH na tela do celular tem o mesmo (...)

Nova Zona Azul funciona em agosto (Fortaleza)

Após ajustes no edital - que deveria ser lançado na primeira semana de janeiro - está aberto Chamamento Público para o credenciamento de empresas interessadas na distribuição do Cartão Azul Digital (C (...)


Seja um associado Sindepark