Movimento Maio Amarelo: No trânsito, o sentido é a vida

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Este ano, o tema é “Maio Amarelo – no trânsito, o sentido é a vida”, e apela para o poder das crianças em influenciar o comportamento dos pais.

Seu objetivo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O movimento Maio Amarelo foi criado em 11 de maio de 2011. Isso aconteceu quando a ONU, a Organização das Nações Unidas, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A ação inspirou os demais países a dedicarem o quinto mês do ano às ações de conscientização e balanço sobre a segurança no trânsito.

Com temas relevantes para a sociedade, elas visam o estímulo ao debate de diversas faixas etárias e tipos de público específicos.

Por isso, as ações são amplas e acontecem em vários lugares. Nas escolas, por exemplo, o projeto é incentivado através de jogos lúdicos e de um concurso cultural.

Nas empresas, o foco são as palestras, debates e outras iniciativas; até mesmo os municípios ou companhias privadas podem ganhar um selo Laço Amarelo.

Fonte: redação CNB, 08/05/2019