Motoristas terão redução de 71% no seguro obrigatório

dinheiro-155

O seguro obrigatório de veículos vai pesar menos no bolso dos donos de carros no ano que vem. O valor do DPVAT de automóveis de passeio terá redução de 71%. A queda foi aprovada ontem pelo Conselho Nacional de Seguros Privados. Com a medida, proprietários de veículos particulares, táxis e carros de aluguel pagarão R$ 12 de seguro. Em 2018, o custo foi de R$ 41,40.

A redução do DPVAT será diferenciada, conforme o tipo de veículo. A média de queda chega a 63%. O custo do seguro de motocicletas e motonetas, que concentram a maior parte dos acidentes de trânsito que demandam cobertura, cairá menos, ficando 56% mais barato (de R$ 180,65 para R$ 80,11).

A queda do valor ocorrerá, segundo o Ministério da Fazenda, devido ao montante de recursos acumulados atualmente ter sido superior às necessidades do DPVAT. A pasta alegou que o combate às fraude contribuiu para a sobra, levando à redução significativa dos sinistros, e à rentabilidade das reservas do fundo que compõe o seguro.

O ministério também destacou melhorias na gestão da Seguradora Líder, administradora do seguro obrigatório, aumentando o rigor com as indenizações e redundo os gastos com o DPVAT.

Cobrança será em guias separadas

Como ocorreu este ano, o valor do DPVAT de 2019 não virá junto na guia de pagamento do IPVA. As taxas de licenciamento anual e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) também serão cobranças em separado.

A guia do IPVA será emitida em www.bradesco.com.br ou na página da Secretaria Estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). O pagamento deverá ser efetuado em dinheiro e em qualquer agência bancária. Já o DPVAT será retirado em https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/.

No dia 6, o governo estadual publicou decreto com desconto de 3% para pagamento à vista do IPVA do ano que vem. O abatimento é o mesmo aplicado este ano. O vencimento da cota única e da primeira parcela será no mesmo dia, a partir do dia 21 de janeiro, de acordo com o número do final da placa.

O IPVA 2019 deve ser pago em cota única ou em três parcelas iguais. Os valores venais ainda não foram publicados.

Empresa critica queda da tarifa

A redução foi criticada pela Seguradora Líder, que administra os recursos do DPVAT. Para a entidade, o ideal seria a manutenção das tarifas para garantir o aumento das indenizações e preservar valores repassados à Saúde e campanhas de segurança.

A seguradora destacou que a redução do seguro obrigatório pelo terceiro ano seguido (37% em 2017, 21% em 2018 e 63,3% em 2019) comprometerá a destinação dos recursos para as áreas sociais.

Fonte: O Dia, 14/12/2018

Preparação para a mudança é essencial

Estamos na contagem regressiva para a chegada de mais um ano e, diante das mudanças que o País terá, é essencial que as empresas e a sociedade em geral estejam preparadas. A maneira como isso deve oco (...)

Recesso de final de ano