Motoristas se queixam de falhas na Zona Azul (Salvador/BA)

flanelinhas-755

Situação recorrente em estacionamentos públicos de Salvador, os transtornos com guardadores de carros têm gerado insatisfação e até multas aos motoristas. Usuários das vagas regulamentadas pela prefeitura como Zona Azul alegam má conduta dos responsáveis pela venda das cartelas de acesso ao espaço.

Falta de bilhetes, cobrança irregular de estacionamento e até venda de cartelas falsas estão entre as contestações. Estudante universitário, Vinícius Serra, 25 anos, percorre frequentemente os estacionamentos públicos da região do Itaigara.

"Já parei na Zona Azul e o guardador perguntou se iria ficar pouco tempo na vaga. Ele me pediu um dinheiro por fora, ao invés de me vender o bilhete", conta o estudante, que constantemente é confrontado por guardadores credenciados ao Sindicato dos Guardadores (Sindguarda).

De acordo com as normas municipais, o condutor tem que adquirir cartelas correspondentes a dois períodos: curta duração (R$ 3, por duas horas) ou longo intervalo de tempo (R$ 6, por quatro horas). Esses valores, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) são divididos: 60% para o órgão, 33% para o guardador sindicalizado e 7% do Sindguarda).

Sem o comprovante exposto no painel do carro, o condutor pode ser notificado por algum agente da Transalvador. Se penalizado, o responsável pelo veículo tem que pagar R$ 195,23 e perde cinco pontos na carteira de habilitação.

O estudante Vinícius escapou da vistoria dos agentes de trânsito, mas o caso é exceção. Só no ano passado, de acordo com a Transalvador, foram 16.104 multas. Nos primeiros sete meses deste ano, já são 7.494 motoristas notificados.

Consultada por A TARDE, a entidade representativa da categoria dos guardadores afirmou que os trabalhadores que apresentam má conduta são afastados.

"Mas é uma minoria. Geralmente, os problemas com os motoristas são causados por flanelinhas que ocupam ilegalmente a função do guardador", argumenta o presidente do Sindguarda, Melquisedeque Souza.

Comunicação

Nos primeiros sete meses deste ano, a Transalvador recebeu 204 reclamações sobre má conduta de guardadores de estacionamento regulamentado pela Zona Azul.

Fonte: A Tarde - BA - 04/09/2017

Cartões de idoso passam a valer até 2018 (SP)

A gestão João Daria (PSDB) prorrogou até 2018 a validade dos cartões para estacionar em vagas exclusivas para idosos vencidos ou a vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. Quem tem esses cartõ (...)

Vendas de carros usados crescem 8,9% até agosto