Montadoras demonstram sistema de comunicação entre carros e infraestrutura

carroautonomo-830

A tecnologia que permitirá aos veículos trocarem informações entre eles e com a infraestrutura viária amadurece com o empenho coletivo de empresas de diversos setores envolvidas na 5G Automotive Association (5GAA), organização criada para desenvolver e desenhar padrões para as novas tecnologias de mobilidade. O sistema, chamado de C-V2X, foi demonstrado pela primeira vez em Paris, dia 12. O projeto é fruto de trabalho conjunto das mais de 90 empresas envolvidas na 5GAA, incluindo BMW, Ford, PSA, Qualcomm e Savari.

O objetivo do sistema global de comunicação veículo-com-tudo é melhorar a segurança, desafogar o trânsito das grandes cidades e, claro, garantir a viabilidade do carro autônomo. O sistema apresentado pelo coletivo usa comunicação direta em tempo real que não depende de rede de celular. A expectativa das empresas envolvidas é que o sistema esteja pronto para chegar ao mercado em 2020. Segundo as companhias envolvidas, a solução é superior a outras tecnologias semelhantes já desenvolvidas em custo e qualidade.

Com o sistema, os automóveis são capazes de trocar dados e informações entre eles e com a via e, portanto, antever situações de tráfego pesado, saber a temporização dos semáforos e, antes de chegar a determinado local, ter informações sobre a presença de pedestres na via ou de acidentes. A tecnologia, apontam as montadoras, terá aplicação em funções de telemática, assistência de emergência, infoentretenimento, trânsito e estacionamento.

Entre os mais de 90 membros da 5GAA, estão fabricantes de carros, fornecedores, empresas de tecnologia, produtores de semicondutores e organizações de outras áreas estratégicas. Os testes das soluções da entidade já acontecem na Alemanha, França, Coreia, China, Jaoão e Estados Unidos.

Fonte: Automotive Business, 12/07/2018