Mini Clássico é o elétrico perfeito para a cidade

O irresistível Mini Clássico foi convertido num elétrico, com as comodidades que os tempos atuais exigem. Com 200 km de autonomia, o Swind E Classic Mini é um autêntico clássico do futuro.

O Mini, que possui um plug-in, tem na calha o lançamento de um elétrico, mas o preparador britânico Swind “antecipou-se”, convertendo um Mini clássico num veículo elétrico.

Assim, 60 anos após o icônico Mini chegar às ruas pela primeira vez, a Swind revelou o primeiro clássico elétrico de produção Mini no London Classic Car Show. O Swind E Classic Mini combina a carroçaria original, totalmente restaurada de um Mini da década de 1960, e um motor de propulsão feito à medida e desenvolvido internamente pela Swindon Powertrain.

Produzido em Wiltshire, nas instalações recentemente atualizadas da empresa, o Swind E Classic Mini mantém todo o estilo e culto das formas do original com tecnologia EV de última geração para criar um automóvel urbano e de emissões zero. Tudo com o toque de personalidade e elegância dos clássicos.

Motor de 80 kW

Mantendo a mesma aparência, proporções e espírito do Mini original, a Swind montou um motor de 80 kW (cerca de 107 cv), permitindo que o modelo – por ser elétrico – se passeie pelas zonas que, cada vez mais cidades do mundo, abrem apenas para veículos de baixas emissões poluentes.

Este Swind E Classic Mini aloja baterias de íons de lítio com 24 kWh de capacidade e 400 V, anunciando uma autonomia de 200 km. O automóvel também dispõe de travagem regenerativa.

Quatro horas a carregar

O carregamento completo é feito em quatro horas com uma tomada Type 2 (a opção de carregamento rápido está presente).

Para garantir que o E Classic Mini resista aos rigores da condução de hoje, o protótipo completou mais de 16 mil km reais, além de milhares de horas de simulações virtuais. Os responsáveis da Swind sublinham que a proteção contra corrosão, juntamente com componentes do sistema de travagem e de suspensão totalmente novas, garantem que o E Classic Mini que criaram seja substancialmente mais fácil de se utilizar no dia a dia do que outros clássicos.

Apesar do acréscimo de 80 kg ao peso do veículo (para um total de 720 kg, devido às baterias), o Mini Clássico elétrico acelera dos 0-100 km/h em 9,2 segundos e tem um tempo de recuperação dos 50-80 km/h de 4,3 segundos. A sua velocidade máxima é de 130 km/h.

Mais espaço na mala

Como este renovado Mini Clássico não precisa de depósito de gasolina, esse espaço foi aproveitado para reforçar a capacidade da bagageira que aumenta para 200 litros.

A atualização do Mini criado por Alec Issigonis para os tempos atuais inclui portas de carregamento USB, aquecimento por piso radiante, bancos de couro aquecidos e desembaçador do vidro traseiro e do pára-brisas.

Sistema de infotainment como opção

Mais: entre os opcionais estão um sistema de infotainment e navegação por satélite (1600 libras/1800 euros), direção elétrica assistida (1600 libras/1800 euros), teto de tecido deslizante ao longo do comprimento total do carro (1900 libras/2100 euros), vidros elétricos frontais (440 libras/500 euros), fecho centralizado (600 libras/680 euros) e ar condicionado (6000 libras/6800 euros).

Edição limitada a 100 exemplares

A Swind vai efetuar uma produção limitada a 100 unidades, as quais podem ser tanto para exemplares de volante à esquerda, como à direita.

Cada viatura terá como preço base (sem extras) 79 mil libras, ou seja, cerca de 90 mil euros.

O Swind E Classic Mini é uma criação do diretor-geral da Swindon Powertrain, Raphael Caillé, que viu no contexto atual a oportunidade de produzir uma viatura elétrica com uma alma única, pela qual as pessoas, de todas as classes sociais, se apaixonariam instantaneamente.

Fonte: Motor24/Portugal, 14/03/2019

Áreas de estacionamento

O 1º Parking Lab Expo será realizado de 21 a 23 de maio no São Paulo Expo, voltado a profissionais da área de estacionamento do país (...)

Quase tudo