Metaverso, um arco-íris de possibilidades!

Patricia B. Bordignon Rodrigues* - Hoje vamos falar de possibilidades? Quando o assunto é metaverso estamos falando de um grande leque de possibilidades e oportunidades.

Estamos todos tateando ainda nesse novo terreno, mas já é fato que as empresas estão no mínimo colocando a ponta do pé para sentir a temperatura da água!

Algumas são grandes empresas, como o Facebook, que mudou o nome para Meta, e que foi o grande responsável pela divulgação do metaverso em 2021; ou a Microsoft, que lançou uma plataforma chamada Mesh para reuniões com hologramas, entre outras grandes big techs.

Temos também grandes empresas que não são da área de tecnologia, como a Nike, que criou uma plataforma chamada Nikeland dentro do game Roblox; marcas de luxo como a Gucci, que começou a comercializar NFTs no universo virtual; e Prada e Adidas, que se uniram para lançar um projeto de tokens não fungíveis no metaverso.

E, pelo que parece, a água é quente! Quente de possibilidades e de investimentos. Todos os olhares estão voltados para desvendar o metaverso e montar a melhor estratégia para fazer parte.

Quem entrou já está surfando a onda dos corajosos, velozes e, com isso, ganhando visibilidade. As marcas estão correndo para aparecer e mostrar aos consumidores todo o seu foco em inovação e em ofertar as melhores práticas, nos melhores lugares e com as melhores condições.

É isso! A nova Avenida Paulista está sendo inaugurada. A nova Manhattan está sendo lançada. Peguem seus lugares porque vai ferver!

E por que vai ferver? As pessoas estão muito receptivas para o novo, pois estão convivendo com muitas novidades que foram forçadas a conhecer em função da pandemia, mas nem tudo é ruim. A pandemia trouxe reflexão, momentos de isolamento, capacidade de se reinventar, resiliência e uma grande abertura para viver o novo, para experimentar e para ir adiante.

A forma retranqueira de jogar a vida deu espaço para um campo cheio de energia e de vontade de correr para fazer gol. A freada que a vida deu gerou mais “fome de bola”. Agora todos querem ir em busca dessa nova forma de jogar.

O metaverso traz tudo isso na sua essência. Ao descascarmos as camadas desse novo conceito imersivo, vemos uma grande avenida de novas possibilidades, não só de negócios, de relacionamentos e de oportunidades, mas de inclusão social.

Sim, inclusão social! O metaverso será um universo digital democrático e aberto, onde todos poderão entrar, se divertir, viajar para lugares nunca imaginados, conhecer pessoas e ter a chance de dar uma guinada nas suas vidas.

E é nisso que todos estão apostando! Cada vez mais, a inclusão social, a desigualdade, a forme e a saúde das pessoas importam. E, dentro desse espírito de humanidade, o olhar ao próximo não será apenas com piedade, mas com um viés pratico de como fazer a diferença.

Sabemos que quando colorimos um arco-íris para alguém, estamos abrindo na frente dos seus olhos uma ponte para a mudança, uma chance de uma nova vida e uma porta para o desenvolvimento humano.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

*Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.

Fonte: Mercado & Consumo, 06/05/2022