Parking News

Mercado nacional eleva adesão a tecnologias de segurança veicular e assistência ao condutor


Com um dos maiores índices de acidentes no trânsito do mundo, o Brasil registra 30 mil mortes por ano, aponta o DataSUS. Preocupados com a vida, os consumidores têm buscado veículos mais seguros, impulsionando a indústria nacional no desenvolvimento de tecnologias de segurança e de assistência ao condutor, segundo especialistas da Bosch.
“Em uma pesquisa que fizemos com os consumidores, 93% consideram que a segurança é fator primordial”, afirma Michel Braghetto, gerente de marketing da divisão Chassis System Control da Bosch. “Mais de 50% dos respondentes gostariam que seus veículos tivessem tecnologias de segurança e sistemas de assistência ao condutor.”
No trânsito, cerca de 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, mas existem cada vez mais soluções disponíveis para reduzir este nível tão elevado de erros. A Bosch conta, por exemplo, com o avançado sistema AEB (Frenagem Automática de Emergência, em português). A tecnologia de assistência ao condutor pode evitar 50% das colisões traseiras, explica Leimar Mafort, gerente de engenharia da divisão Chassis System Control da Bosch.
Em julho deste ano, o AEB estava presente em um quarto dos veículos novos disponíveis para venda como item de série, de acordo com levantamento da empresa. Apesar de ser mais comum em automóveis e SUVs médios e premium, Mafort afirma que a tecnologia tem conquistado espaço entre os carros compactos mais vendidos no mercado nacional.
Outro item de segurança importante é o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), que já é obrigatório desde 2020 para modelos leves novos e que será compulsório a todos os veículos no mercado nacional nos próximos anos. Ele combina as funções de ABS e de Controle de Tração, além de detectar e neutralizar movimentos de derrapagem do veículo. De acordo com pesquisadores, o item pode evitar 80% de todos os acidentes.
Como o AEB, o ACC (Controle de velocidade adaptativo) desponta pelo crescimento de 100% na taxa instalação. O sistema é uma espécie de piloto automático que, além de ajustar a velocidade do carro ao fluxo de tráfego, também mantém uma distância segura do veículo à frente, ajudando a evitar colisões, explica o engenheiro.
De acordo com Michel Braghetto, o crescimento das tecnologias de segurança e de assistência ao condutor é uma tendência impulsionada pelo aumento da conscientização das pessoas, por iniciativas como o Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e Caribe) e, ainda, pelas legislações de segurança e pelo programa Rota 2030.
Apesar da crescente demanda pelas tecnologias de segurança, a pandemia impactou o cronograma para o avanço de alguns dispositivos. A resolução Contran 799/2020, por exemplo, posterga a data para instalação de alguns sistemas de segurança veicular, dentre elas o ESP (Sistema de Controle de Estabilidade).
Fonte: Automotive Business, 09/12/2020

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Que estejamos juntos em 2021

Estamos já nos despedindo de 2020, um ano atípico, porém de muitos aprendizados, que certamente nos serão úteis (...)

Boas Festas!

A Diretoria do Sindepark deseja a todos os associados, colaboradores e fornecedores um Natal de paz e harmonia (...)

Shoppings repaginados (RJ)

Com a pandemia, os shoppings foram repaginados, física e virtualmente. Espaços ao ar livre foram valorizados e diferentes canais de vendas foram criados (...)


Seja um associado Sindepark