Parking News

Uma nova portaria do Conselho Nacional de Trânsito deve facilitar a vida de idosos que podem requerer o direito de estacionar o carro em vagas especiais. Antes a credencial devia ser solicitada apenas em agências municipais de trânsito, mas agora o motorista também pode procurar o Detran. O aposentado Benedito Dias se orgulha do beneficio que alcançou há três anos. É de carro que ele vende salgados para complementar a renda. Por onde passa, só estaciona em vaga especial. "É um direito da gente, então tem que usar", comenta.
É um direito garantido por lei, lembra reportagem da TV Morena. A cada 100 vagas regulamentadas, cinco devem ser reservadas para idosos e duas para deficientes. No perímetro urbano de Campo Grande, isso significa 116 vagas de idosos e 49 onde só deficientes podem parar.
Não basta ver a placa e parar. É preciso obedecer as regras do Contran, que determina ao usuário procurar a agência municipal da cidade onde vive e confeccionar um cartão de vaga especial. O problema é que em muitas regiões do país o serviço não é integrado, e os moradores ficam sem o direito ao beneficio. Com a nova portaria, agora é só procurar o Detran local.
Dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, 40 não têm agência de trânsito e se enquadram na nova regra. O Detran exige os mesmos documentos que a agência: RG, CPF, habilitação, comprovante de residência e laudo médico para o caso dos deficientes. "Essa documentação será encaminhada ao Detran sede, que irá expedir a credencial que tem validade nacional", explica Luís Ferreira dos Santos, diretor de habilitação e educação para o trânsito do Detran/MS.
O cartão do idoso é valido para qualquer cidade do país. Mas cada município tem suas particularidades: em Campo Grande, por exemplo, além da reserva o estacionamento é gratuito.
Fonte: TV Morena (afiliada TV Globo), 10 de agosto de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

As vantagens de ser um associado

A atividade de estacionamento há tempos deixou de ser administrada de maneira informal. Ao contrário, as empresas cresceram, se automatizaram, estão presentes nos mais diversos empreendimentos, oferec (...)


Seja um associado Sindepark