Mauá fica sem opções para estacionamento com a suspensão da zona azul

Mauá (SP) está sem fiscalização da Zona Azul desde o final de junho e por conta disso quem precisa ir até o Centro não encontra mais vagas para estacionar. A Estapar teve o contrato com a prefeitura encerrado no dia 21 de junho e a prefeitura não respondeu quando haverá novo contrato.

O vendedor Eduardo Furtado, que precisa regularmente ir ao Centro de Mauá disse que não encontra mais vagas. “Está complicado estacionar no Centro, sem empresa de Zona Azul fica hiper lotado e não tem lugar para parar. A gente anda várias horas dando voltas no Centro para achar um lugar para parar e quando acha está longe da zona central”, lamenta.

Em comunicado, em seu site a Estapar informa que desde o dia 22/06 os usuários do aplicativo Vaga Inteligente poderão, a seu critério, utilizar o saldo da Zona Azul como crédito em outros serviços da empresa tais como pagamento de estacionamentos e reserva de vagas em aeroportos e arenas, e Zona Azul de cidades vizinhas como Santo André e São Bernardo. Além disso, é possível pedir o reembolso pelo próprio aplicativo.  Já para quem possui o Cartão Recarregável, a devolução de eventual valor remanescente deverá ser solicitada até o dia 20 de julho na filial da empresa na cidade, localizada na rua Campos Sales, nº 371, Vila Bocaina, de segunda a sexta, das 08 às 18 horas.

Para o vereador Erismar Soares Clementino, o Mazinho (Patriotas) houve falha do governo, porque o contrato com a Estapar já fora aditado no ano passado pelo período de 12 meses. “Não poderia deixar vencer e ficar sem Zona Azul na cidade. Eu mesmo tenho um comércio no Centro da cidade e o estacionamento por lá está livre, fica difícil conseguir uma vaga. Antes com a Zona Azul tinha rotatividade porque o cidadão não podia ficar mais de duas horas na mesma vaga, agora eles colocam o carro e fica lá o dia inteiro sem pagar nada. O comércio está sendo prejudicado”, disse o parlamentar que informou que irá preparar um ofício e entregar diretamente ao secretário Reinaldo Soares de Araújo, na segunda-feira (18/07), esperando ter resposta rápida para o problema. “Não sei o porque dessa situação porque a Zona Azul ajuda o comércio, gera receita e paga imposto”, comenta.

Procurada a prefeitura de Mauá não se manifestou sobre nova contratação de empresa de estacionamento rotativo. Até junho os usuários pagavam R$ 2,20 pela hora do estacionamento, R$ 1,25 por meia hora, R$ 3,50 por uma hora e meia e R$ 4 por duas horas, segundo o decreto de dezembro de 2021.

Repórter Diário (ABC), 16/07/2022