Mais da metade dos carros na Noruega são elétricos

Pela primeira vez, o número de carros novos elétricos na Noruega superou os movidos a combustível, segundo uma pesquisa oficial divulgada nesta segunda-feira (1º), quando foram abertas as pré-vendas do Tesla Model 3s.

Entre os 18.375 novos veículos registrados em março passado no país europeu, 10.728 (58,4%) eram carros elétricos, de acordo com o OFV, o conselho consultivo para o tráfego rodoviário da Noruega.

Há anos os veículos elétricos são populares no país nórdico, mas esta é a primeira vez que os índices apontam um aumento em relação ao período anterior, quando a média girava entre os 40%.

Com o crescimento dos pedidos de novos veículos, a empresa de Elon Musk conquistou em março 30% do mercado de carros novos no país.

Dentro da política de emissão zero de gases poluentes, o governo norueguês estabeleceu que até 2025 terá 100% da frota de carros novos composta por carros elétricos, por isso adotou uma série de regulamentações e subsídios para estimular os motoristas na aquisição de veículos que não agridam o meio ambiente.

Entre os benefícios, os carros elétricos pagam menos impostos do que os carros movidos a gasolina ou diesel, o que torna seus preços mais atrativos. Além disso, os proprietários desses veículos têm alguns privilégios, como estacionamento gratuito, recarga gratuita em estacionamentos públicos e descontos nos pedágios.

Fonte: AFP, 01/04/19