Parking News

Licenciamento anual só será liberado com o recall em dia


A nova lei de trânsito brasileira, que entra em vigor na próxima segunda-feira (12), trará uma mudança importante para os donos de veículos: daqui para a frente, o licenciamento anual só será liberado com o recall em dia. O objetivo da medida é garantir que seja feita a reparação de eventual falha no automóvel ou motocicleta e evitar acidentes.
"O recall é a chamada das montadoras para fazer ajustes nos veículos que possam causar danos à segurança viária", explica Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, em vídeo divulgado nas redes sociais do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) nesta segunda-feira (5). "A partir de agora, no licenciamento anual, será necessário comprovar que os recalls estão em dia."
De acordo com o Denatran, o recall não atendido após 1 ano da notificação será automaticamente incluído no Certificado de Licenciamento Anual do veículo. A partir daí, os veículos somente serão licenciados mediante comprovação de atendimento.
O Denatran também esclarece que o reparo feito pela montadora é totalmente gratuito e garantido por lei. O proprietário só precisa levar o veículo até a concessionária mais próxima para efetuar o conserto.
"Trata-se de uma medida preventiva de segurança extremamente positiva, pois reforça na sociedade a cultura da manutenção dos veículos", afirma Horácio Augusto Figueira, consultor em segurança de trânsito. Para o especialista, é importante que os proprietários convocados não encarem o recall como um convite alternativo. "É uma obrigação que deve ser cumprida para garantir a segurança de todos."
O aviso do recall é feito ao Denatran pelas montadoras e o órgão de trânsito comunica os proprietários via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. O condutor também pode verificar pendências dessa natureza em seus veículos neste link: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/recall.
Fonte: R7, 06/04/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Afinal, o que é mobilidade urbana?

Nos últimos anos as discussões sobre mobilidade ganharam espaço nos espaços mais inusitados. De repente, grande parte das empresas quer oferecer soluções de mobilidade (...)


Seja um associado Sindepark