Lei que regulamenta o transporte por aplicativos entrou em vigor

28/03/2018

aplicativotransito-468

A lei que regulamenta o transporte privado de passageiros por aplicativos, como Uber e Cabify, foi publicada no "Diário Oficial da União" ontem (27). A lei foi sancionada na segunda-feira (26) pelo presidente Michel Temer e entrou em vigor nesta terça.

Segundo o texto publicado, para atuar no setor, os motoristas devem cumprir uma série de exigências, como apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

Exigências da lei para os motoristas:

- Possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que contenha a informação de que exerce atividade remunerada;

- Conduzir veículo que atenda aos requisitos de idade máxima e às características exigidas pela autoridade de trânsito;

- Emitir e manter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);

- Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

Segundo a lei, o não cumprimento dessas exigências caracteriza transporte ilegal de passageiros.

"A exploração dos serviços remunerados de transporte privado individual de passageiros sem o cumprimento dos requisitos previstos nesta Lei e na regulamentação do poder público municipal e do Distrito Federal caracterizará transporte ilegal de passageiros", diz o texto.

Regulamentação e fiscalização caberá aos municípios e ao Distrito Federal:

- Efetiva cobrança dos tributos municipais devidos pela prestação do serviço;

- Exigência de contratação de seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT);

- Exigência de inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fonte: G1, Brasília, 27/03/2018

Mobilidade urbana: qual a tendência para os estacionamentos

Por Marcelo Gait As questões envolvendo mobilidade urbana f (...)

Primeira reunião com associados na nova sede