Parking News

Lei proíbe que empresários cobrem preços distintos em estacionamentos (MT)

estacfechaaracaju-591

A prática de estacionamentos particulares cobrarem preços diferenciados pelo tamanho do carro é ilegal, apesar de ser muito comum nas ruas de Cuiabá, sobretudo na região central, onde as vagas públicas são escassas.

A cobrança afronta o artigo 39, X, do Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/1990), que diz que é proibido elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.

De acordo com o assessor jurídico do Procon-MT, Rouf Santiago, esta é uma prática abusiva porque não justifica cobrar a mais sendo que a vaga para os dois tipos de carro será a mesma.

“O Código de Defesa do Consumidor não autoriza esse tipo de cobrança diferenciada sem uma justificativa. Fica nítido que a elevação do preço é injustificada, uma vez que é utilizada a mesma vaga, seja para o carro grande, seja para o carro pequeno. Tem que ter o mesmo valor de cobrança”, explica.

O assessor jurídico afirma que o Procon-MT tem intensificado as ações de fiscalização de cobranças com preços diferenciados, por meio dos 18 fiscais que atuam em Cuiabá.

O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon estadual ou o Procon municipal e denunciar o caso. Cabe à autarquia a instalação de um processo administrativo para punir o estacionamento. As informações foram prestadas pela assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Fonte: CenárioMT, 02/09/2017  

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Como funciona o mercado de estacionamentos

Por Jorge Hori* O mercado real de uma garagem/estacionamento é local. A demanda é dada por pessoas dirigindo o seu carro que se destinam ao mesmo imóvel onde está o estacionamento. Pode ser complemen (...)

Parar em vaga exclusiva de shopping já dá multa

Agora é para valer. Desde o dia 1º, quem estacionar em vaga reservada para deficientes ou idosos em estabelecimentos como supermercados, shoppings e lojas estará sujeito a levar multa de R$ 293,47 e s (...)

Lei muda cobrança em estacionamento (Campinas/SP)

Deixar o carro em estacionamento pode ficar mais barato no que depender do projeto de lei (PL) aprovado pela Câmara Municipal de Campinas dia 28, que impede a cobrança por hora cheia. Ela terá de ser (...)

Vendas passam dos 200 mil veículos em agosto

As vendas de veículos atingiram as 209,8 mil unidades em agosto, fazendo deste o melhor mês de 2017 até agora. É a primeira vez neste ano que os emplacamentos ultrapassam a casa das 200 mil unidades e (...)


Seja um associado Sindepark