Parking News

Lei foca desrespeito a vagas especiais em locais privados (Limeira/SP)

multavagadeficiente-907

Lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada em julho pelo prefeito Mario Botion torna mais rígida a fiscalização sobre uso indevido de vagas especiais de estacionamento em locais privados. A iniciativa é do vereador Wagner Barbosa (PSB) e tem como foco shoppings, supermercados, clubes, casas de shows, restaurantes, universidades e escolas. Hoje, a fiscalização feita pelos agentes de trânsito em vagas de idosos e deficientes físicos é voltada a locais públicos. Com a norma em vigor, qualquer pessoa poderá acionar a Guarda Civil Municipal, o 156 da Prefeitura ou mesmo a Polícia Militar para denunciar irregularidades em locais privados. Uma vez feita a denúncia, estes órgãos deverão fazer a fiscalização e posterior autuação – no caso da PM, será necessário que o município firme convênio com a corporação para a execução do serviço. Além de todas as obrigatoriedades já previstas em leis federais, como a demarcação em azul das vagas e fixação de placas de sinalização com as devidas advertências, a norma ainda prevê que, constatado o uso irregular, serão aplicadas penalidades administrativas, a serem fixadas pelo Executivo, à pessoa jurídica responsável pela edificação de uso coletivo, salvo nos casos em que o próprio estabelecimento tenha feito a denúncia. “Ainda que estes estacionamentos estejam em estabelecimentos particulares, as regras são as mesmas às aplicadas em vias públicas. Esta fiscalização passou a ser possível com a mudança do Código de Trânsito Brasileiro e com os estatutos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que tornaram a área particular passível de fiscalização de trânsito, conforme o art. 86 - A do CTB. Também cabe aos responsáveis por estes estabelecimentos coibir os abusos, muitas vezes tolerados e consentidos para não afastar o cliente”, explica Wagner.

SEM PRAZOS A Gazeta consultou o governo sobre a norma sancionada pelo prefeito Mario Botion (PSD). Foi informado que a regulamentação depende de uma análise técnica e envolve diversas secretarias. “O estudo permitirá que a fiscalização obedeça às normas determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro e direcione diretrizes para a aplicação da lei. Portanto, a Prefeitura de Limeira ainda não dispõe de prazo para a sua regulamentação”, completa a nota.

Fonte: Gazeta de Limeira - Limeira - 13/08/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O Sindepark está no Facebook

O Sindepark inaugurou hoje (22) seu perfil no Facebook. Na página Sindepark SP vai ser possível curtir muitas novidades do Sindicato; histórias de estacionamentos e também de diversas vias da cidade d (...)

Parar na vaga de idoso em shoppings vai dar multa

A Prefeitura da capital anunciou que vai multar quem estacionar em vagas reservadas para idosos e deficientes em locais particulares, como supermercados e shoppings, a partir de 1º de setembro. A mult (...)

Um novo cartão para São Paulo

Conhecida por deter um mercado imobiliário pulsante, São Paulo acaba de somar mais um empreendimento de peso à sua lista. Estamos falando do Complexo 17007 Nações, localizado na Avenida Nações Unidas (...)

Cascavel terá mudanças no estacionamento (PR)

O prefeito Leonaldo Paranhos, o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, e o diretor da empresa Tecnopark, Carlos Alexandre Kaspe r, apresentaram dia 16 o novo e moderno sistema que será implantado em (...)

Perdendo a altitude

Quando o aeroporto de Heathrow foi inaugurado, em 1946, as únicas amenidades com que os passageiros contavam eram um bar com poltronas coloridas e uma pequena banca de jornal. O primeiro terminal se r (...)


Seja um associado Sindepark