Kers Wee: carro elétrico nacional promete ser o mais barato do Brasil

Carros elétricos vêm se provando ideias para o uso urbano, mas essa economia deles possui um impasse do preço alto de compra. Uma empresa paranaense quer tornar os elétricos mais acessíveis, é a Kers com o pequeno Wee. O idealizador do carro é o Engenheiro Carlos Motta, que recebeu apoio do governo do Paraná e da Unioeste. A produção do carro está planejada para ser feita na cidade de Maringá. Em entrevista para o jornal O Fato, Carlos diz que poderá gerar 300 empregos diretos e poderá gerar até 3.000 empregos indiretos.

A promessa é de o carro custe abaixo de R$ 100 mil, com previsão de preço para R$ 95 mil. Como comparação, o elétrico mais barato do Brasil atualmente é o JAC E-JS1, que parte de R$159.900.

O Kers Wee é compacto e tem apenas três rodas. Essa decisão foi feita para usar menos recursos e reduzir a manutenção. O interior leva apenas dois ocupantes e atrás dos bancos existe um espaço para bagagem. As baterias ficam na dianteira, sob o capô. A autonomia é de 200 km, mas está nos planos uma versão com um segundo conjunto de baterias sob os bancos que dobra esse número. A transmissão final é feita para a única roda traseira através de uma correia, sistema similar ao visto em motos como as Harley-Davidson.

O Kers Wee em si não emite poluentes, porém ele polui de forma indireta devido ao processo de produção de energia elétrica. Isso também foi pensado por Carlos Motta, árvores serão plantadas na reserva ambiental das nascentes do rio Açungui para neutralizar o carbono. Também foi feito um plano de reciclagem do carro para quando chegar o final de seu ciclo de vida.
Fonte: Autopapo, 1º de dezembro de 2021

Categoria: Mundo do Automóvel