Juros inviabilizam garagens construídas

edificiogaragem-78

Por Jorge Hori*

Em grandes cidades europeias as garagens subterrâneas foram a solução para atender à demanda por vagas. Em cidades norte-americanas, a saída foram edifícios-garagens e de empilhamento com soluções tecnológicas.

Nas grandes cidades brasileiras a solução foi de garagens dentro dos edifícios residenciais e não residenciais, com ocupação predominante do subsolo.

São Paulo é a cidade mundial com a maior rede de garagens subterrâneas: a quase totalidade privada.

As avaliações que fizemos sobre a economicidade dos edifícios-garagens, assim como de garagens subterrâneas públicas, indicam a sua inviabilidade econômico-financeira. E o principal responsável por ela: os juros sobre os investimentos.

Mas por que os juros inviabilizam os edifícios-garagens e não as garagens incorporadas aos edifícios residenciais e não residenciais?

Porque nesses últimos, o empreendedor apropria os investimentos e juros nos custos das unidades vendáveis, sejam os apartamentos ou as salas comerciais. As garagens entram como custo marginal. Não são unidades vendáveis, mas essenciais para a venda das unidades principais.

No caso dos edifícios residenciais e de escritórios o mais comum é que a venda seja fatiada e a administração das vagas nas garagens seja do condomínio. Esse pode terceirizar a operação, requerendo do operador um valor de aluguel, mas não o ressarcimento do investimento, com os respectivos juros.

O valor do aluguel é sempre menor que dos juros sobre o investimento. O aluguel é uma renda permanente sobre um capital próprio. Os juros e a amortização são rendas sobre capital de terceiros. O investidor que toma o dinheiro emprestado para investir não faz a separação das duas contas.

Quando investe numa edificação específica para garagem, quer que o rendimento mensal dela cubra os seus encargos financeiros. Ou seja, não quer cobrar aluguel, mas os juros e amortização dos financiamentos. Isso inviabiliza a operação econômica de curto prazo.

A viabilidade econômica dos edifícios-garagens, assim como das garagens subterrâneas, só será possível dentro da concepção de concessão por longo prazo.

Isso significa, em primeiro lugar, um prazo de exploração ao menos de três vezes o período de amortização dos financiamentos. Assim, pode-se simular um financiamento imobiliário a ser pago em até sete anos, com eventual carência durante a construção, e um prazo de exploração de 21 anos.

Nesses primeiros sete anos, a exploração seria altamente deficitária, em função dos encargos do financiamento, e começaria a ter um ganho no segundo período, mas para cobrir o prejuízo anterior. Na prática, continuaria com deficit de caixa. Os resultados positivos só ocorreriam no terceiro período. O "pay-back" seria, no mínimo, de 14 anos.

Não seria um empreendimento atrativo para aquele que precisa tomar um financiamento para a sua realização. Poderia ser para o investidor que tem uma poupança e quer aplicá-la num "investimento de raiz", com uma rentabilidade mensal, mantendo o seu capital.

O modelo, eventualmente viável, seria o praticado pelos empreendedores imobiliários que constroem para utilização como hotel, firmando contrato de longo prazo com uma bandeira e vendendo unidades para investidores. Ofereceriam garantias de retorno por um determinado período.

Essa seria a modelagem financeira, que dependeria da viabilidade econômica em função da demanda e das tarifas praticáveis.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

Exclusão do Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado que contempla microempresas e empresas de pequeno porte, conforme a Lei Complementar (LC) nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Ele foi lançado no d (...)

Cumbica permite reservar vaga de estacionamento

Motoristas não precisam mais temer aquele aviso de estacionamento lotado no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Um serviço lançado pela Estapar e pela Gru Airport, que administra (...)