Inflação: mercado projeta queda do IPCA

dinheiro-155

Já após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na semana passada, os economistas do mercado financeiro reduziram suas projeções para o IPCA neste ano. O Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira (5), pelo BC, mostra que a mediana para o IPCA - o índice oficial de inflação - em 2017 foi de 3,95% para 3,90%. Há um mês, estava em 4,01%. Já a projeção para o IPCA de 2018 permaneceu em 4,40%, ante 4,39% de quatro semanas atrás.

Na prática, as projeções de mercado divulgadas nesta segunda no Focus indicam que a expectativa é de que a inflação fique abaixo do centro da meta, de 4,5%, em 2017 e2018. Amargem de tolerância para estes anos é de 1,5 ponto porcentual (inflação entre 3,0% e 6,0%).

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a Selic (a taxa básica de juros) em 1 ponto porcentual, de 11,25% para 10,25% ao ano. A decisão - considerada cautelosa pelo mercado - teve como principal justificativa as incertezas em torno do andamento das reformas trabalhista e previdenciária no Congresso. Ao mesmo tempo, o BC disse que o comportamento da inflação "permanece favorável". As projeções da instituição no cenário de mercado, com juros e câmbio variáveis, são de inflação de 4,0% para 2017 e de 4,6% para 2018.

No Focus, entre as instituições que mais se aproximam do resultado efetivo do IPCA no médio prazo, denominadas Top5, amediana das projeções para 2017 passou de 3,70% para 3,64%. Para2018, aestimativa foi de 4,30% para 4,20%. Quatro semanas atrás, as expectativas eram de 3,89% e 4,25%, respectivamente.

Já a inflação suavizada para os próximos 12 meses foi de 4,62% para 4,55% de uma semana para outra - há um mês, estava em 4,72%. Entre os índices mensais mais próximos, a estimativa para maio de 2017 seguiu em 0,46%. Um mês antes, estava em 0,51%. No caso de junho, a previsão de inflação do Focus foi de 0,23% para 0,20%, ante 0,23% de quatro semanas atrás.

Outros índices

O Relatório de Mercado Focus mostrou que a mediana das projeções do IGP-DI de 2017 passou de 1,62% para 1,52% da última semana para esta. Há um mês, estava em 2,60%. Para2018, aprojeção seguiu em 4,50%, mesmo valor de quatro semanas atrás. Calculados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os Índices Gerais de Preços (IGPs) são bastante afetados pelo desempenho do dólar e pelos produtos de atacado, em especial os agrícolas.

Outro índice, o IGP-M, que é referência para o reajuste dos contratos de aluguel, foi de 2,14% para 1,50% nas projeções dos analistas para 2017. Quatro levantamentos antes, estava em 2,66%.

No caso de 2018, o índice seguiu em 4,50%, mesmo patamar de um mês atrás. Já a mediana das previsões para o IPC-Fipe de 2017 foi de 4,00% para 3,68% no Focus. Um mês antes, a mediana das projeções do mercado para o IPC era de 4,08%.

Para2018, aprojeção do IPC-Fipe permaneceu em 4,50%, mesmo valor de um mês antes.

Selic

Mesmo após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central ter reduzido a Selic para 10,25% ao ano na semana passada, os economistas do mercado financeiro mantiveram suas projeções para a taxa básica no fim de 2017 e de2018. Amediana das previsões para a Selic este ano seguiu em 8,50% ao ano. Há um mês, estava no mesmo patamar. O relatório indicou ainda que a mediana das projeções dos economistas para a Selic no fim de 2018 permaneceu em 8,50% ao ano, também igual ao verificado um mês atrás.

Na semana passada, o Copom reduziu a Selic em apenas 1 ponto porcentual, de 11,25% para 10,25% ao ano. A decisão - considerada cautelosa pelo mercado - teve como principal justificativa as incertezas em torno do andamento das reformas trabalhista e previdenciária no Congresso. Além disso, o BC sinalizou claramente a intenção de reduzir o ritmo de cortes da Selic em seu próximo encontro, em julho. Amanhã, o BC publicará a ata completa deste encontro.

No relatório Focus de hoje, a Selic média de 2017 seguiu em 10,28% ao ano. Há um mês, a mediana da taxa média projetada era de 10,25%. No caso de2018, aSelic média seguiu em 8,50%, igual ao verificado há quatro semanas. Para o grupo dos analistas consultados que mais acertam as projeções (Top 5) de médio prazo, a taxa básica terminará 2017 em 8,38% ao ano. O porcentual sugere que há dúvidas sobre o porcentual exato (8,25% ou 8,50%). Uma semana antes, estava em 8,63% e, há um mês, em 8,50%. O Top 5 manteve a projeção para a Selic no fim de 2018, de 8,00% ao ano. Há um mês, estava em 8,50%.

Dólar

O Relatório de Mercado Focus mostrou que a projeção para a cotação da moeda americana no fim de 2017 passou de R$ 3,25 para R$ 3,30. Há um mês, estava em R$ 3,23. O câmbio médio de 2017 passou de R$ 3,19 para R$ 3,22, ante R$ 3,18 de um mês antes. No caso de2018, aprojeção para o câmbio no fim do ano foi de R$ 3,37 para R$ 3,40. Quatro semanas antes, estava nos mesmos R$ 3,40. Já a projeção para o câmbio médio no próximo ano foi de R$ 3,33 para R$ 3,35, ante R$ 3,34 de quatro semanas atrás.

Fonte: Estadão Conteúdo, 05/06/2017

Campanha de valorização na revista Infra

As empresas que aproveitaram a oportunidade para participar da campanha de valorização dos associados, uma das ações prioritárias do Sindepark, já podem ver o anúncio com seu logotipo na Revista Infra (...)

Sindepark obtém liminar para exclusão do ISS