Parking News

Inflação fecha o ano aos 4,52%, segundo o IBGE

 

A inflação terminou o ano aos 4,52%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual ficou acima do centro da meta, que era de 4%. Mas está dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais e para menos (de 2,5% para 5,5%).
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi divulgado nesta 3ª feira (12.jan.2021). Eis a íntegra (1 MB). De acordo com o instituto, o percentual do ano passado foi o maior desde 2016, quando marcou 6,29%.
Em dezembro, o IPCA foi de 1,35%, o que corresponde à maior variação mensal desde fevereiro de 2003, aos 1,57%.
Os preços dos alimentos subiram 14,09% no ano e tiveram a maior contribuição com a alta da inflação no ano. Ao todo, tiveram impacto de 2,73 pontos percentuais. Os grupos de artigos de residência (6%) e habitação (5,25%) também contribuíram com a alta no índice.
Parte da justificativa para o aumento dos preços dos alimentos é o pagamento do auxílio emergencial. As medidas de isolamento social também contribuíram para a queda no consumo de serviços, sobrando mais recursos para a alimentação em casa.
A alimentação no domicílio subiu 18,15%, enquanto fora do domicílio cresceu 4,78%.
A inflação divulgada pelo IBGE foi acima da expectativa do mercado financeiro, que estimou aos 4,37%, segundo o último Boletim Focus.
O índice de preços ficou pelo 2º ano consecutivo acima do centro da meta. Nos últimos 4 anos, só em 2017 a índice de preços descumpriu a meta. O percentual ficou abaixo do piso, de 3%. Naquele ano, o ex-presidente do BC (Banco Central), Ilan Goldfajn, precisou endereçar uma carta ao então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com as explicativas. Na época, os preços dos alimentos pressionavam para baixo.
Fonte: Poder 360, 16/01/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Parabéns, São Paulo

No próximo dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo celebra seu 467º aniversário. A pequena aldeia formada ao redor de um Colégio de (...)


Seja um associado Sindepark