Parking News

Inflação de novembro é a maior para o mês desde 2015


Na feira, qualquer banca tem uma oferta variada de motivos para entender o que está acontecendo com o nosso dinheiro. “O saco de cebola era R$ 50, essa semana está R$ 70. A mesma quantidade de cebola”, explica o feirante.
Nas compras, qualquer um sabe bem que está precisando tirar mais do bolso para levar a mesma quantidade.
Os preços não subiam tanto em um mês de novembro desde 2015. O IPCA, o índice oficial da inflação, fechou em alta de 0,89%. No ano, a inflação acumula alta de 3,13%. E nos últimos 12 meses, de 4,31%. Este resultado está acima do centro da meta do governo, que é de 4%.
Foi na hora de abastecer a geladeira e a despensa que mais percebemos a alta de preços. E uma alta que a gente não via há 18 anos. Os preços dos alimentos subiram 2,54% em novembro. No acumulado do ano, 12,14%. É o maior índice desde 2002.
Mas em 2020 alguns alimentos tiveram reajustes ainda mais pesados. Entre os que mais subiram estão: óleo de soja (94,1%), tomate (76,51%), arroz (69,5%), feijão fradinho (59,97%) e a batata inglesa (55,9%).
O economista Luiz Roberto Cunha diz que os preços dos alimentos sofreram pressão porque o dólar alto favoreceu as exportações de alguns produtos, sobrou menos para ser vendido aqui e o consumo no Brasil aumentou.
“Isso tira renda do bolso do consumidor, porque, embora alguns você possa substituir, outros são muito básicos no dia a dia da alimentação das pessoas. Eu diria que a inflação voltou a ser uma preocupação”, avalia Luiz Roberto Cunha, professor de economia da PUC-Rio.
Fonte: Jornal Nacional, 08/12/2020

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Que estejamos juntos em 2021

Estamos já nos despedindo de 2020, um ano atípico, porém de muitos aprendizados, que certamente nos serão úteis (...)

Boas Festas!

A Diretoria do Sindepark deseja a todos os associados, colaboradores e fornecedores um Natal de paz e harmonia (...)

Shoppings repaginados (RJ)

Com a pandemia, os shoppings foram repaginados, física e virtualmente. Espaços ao ar livre foram valorizados e diferentes canais de vendas foram criados (...)


Seja um associado Sindepark