Os motoristas que não atendem aos chamados das montadoras para realizar reparos nos carros podem levar um susto na hora do licenciamento. O documento vai avisar que o veículo tem defeito de fábrica. E isso pode pesar no bolso, alerta reportagem do Jornal Nacional. Pelas ruas do país circulam 2,7 milhões de carros que não atenderam às convocações de reparos feitas pelas montadoras. Os donos ignoraram o recall.
"Na correria a gente acaba esquecendo", conta o professor Henrique Cintra.
"Eles não te tratam com a atenção de quando na hora de vender o veículo. É péssimo.
Preferia vender o carro se fosse chamado em outro recall", diz o estudante Robson Ferreira.
Desde janeiro, menos de 20% dos motoristas atenderam a esses chamados, segundo o Procon.
Os defeitos mais comuns são nos freios e nos tanques de combustível. Também há chamados para falhas em cintos de segurança e para-brisas.
Desde o dia 15 de março todos os carros convocados pelas montadoras entraram na mira do Denatran. Quem foi chamado tem um ano pra fazer o conserto. Se o problema não for resolvido, no licenciamento será incluído no documento do veículo que ele não passou pelo reparo.
A medida foi proposta pelo sistema nacional de defesa do consumidor para evitar que um eventual comprador do carro seja enganado. Para o Procon de São Paulo, a indústria automobilística não faz convocações eficientes.
"As montadoras precisam potencializar essas campanhas. Um maior número de inserção nos maiores veículos e, além disso, a realização do recall em si, ela precisa ser mais fácil para o consumidor", revela Andréa Sanchez, diretora do Procon.
Um engenheiro diz que quando a montadora faz o recall é porque o problema do carro é sério. E quem não atende ao chamado assume o risco de cometer um acidente que pode envolver vítimas.
"Até um banco é importante. Porque se o banco do motorista soltar na hora que ele precisa dar uma freada ele pode ir pra trás, perder o freio ou atropelar alguém ou ter um acidente sério", diz o engenheiro Nilton Monteiro.
A Associação Nacional dos Fabricantes de veículos informou que a divulgação do recall é feita dentro dos critérios estabelecidos pela lei. E tem como objetivo uma resposta maciça dos consumidores.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 13 de agosto de 2011

As vantagens de ser um associado

A atividade de estacionamento há tempos deixou de ser administrada de maneira informal. Ao contrário, as empresas cresceram, se automatizaram, estão presentes nos mais diversos empreendimentos, oferec (...)