Parking News

A nova Lei de Zoneamento de São Paulo, proposta pela Prefeitura, pretende mudar o uso da área da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Vila Leopoldina, zona oeste. A região passará de zona industrial (ZPI) para zona especial (ZOE). A medida, anunciada nesta segunda-feira, 13, pelo prefeito Fernando Haddad, servirá para viabilizar a retirada da Ceagesp daquele local nos próximos anos, deixando no lugar uma área com prédios e parque público.
"Essa mudança será decidida pela cidade, durante as audiências públicas da nova Lei de Zoneamento", disse o prefeito.
A proposta é que um parceiro privado assuma a área. Ele teria autorização para erguer torres comerciais e residenciais no local, em troca de parceria com o poder público na construção do parque e das moradias populares. Também ficaria encarregado de fazer a nova Ceagesp. "O novo terminal teria de ser moderno. Hoje, ele não incorpora nenhum equipamento moderno de movimentação de mercadorias", disse Haddad.
"A proposta tem de dialogar com o meio ambiente, a moradia e a economia", detalhou o prefeito. "Da forma como está sendo planejado, é perfeitamente viável do ponto de vista econômico." Haddad afirmou ainda que há intenção do governo federal em participar da parceria, que não precisaria de aprovação do Congresso.
Cargas
Já a nova Ceagesp seria em uma área mais próxima de um dos braços do Rodoanel Mario Covas, conforme o plano do prefeito. Haddad disse que já há áreas em estudo para receber o novo complexo, mas não deu detalhes. A gestão da área continuaria com a União, mas no complexo construído pelo parceiro.
A mudança faria parte de um amplo pacote logístico nas pranchetas da Prefeitura que pretende retirar os cerca de 76 mil caminhões (ou 44% dos 190 mil veículos pesados que circulam diariamente pela capital) da região do centro expandido da cidade. Esse pacote inclui ainda a restrição ao tráfego de caminhões na região da Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, que também foi confirmada na segunda, 13.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 de outubro de 2014

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

A farra dos flanelinhas (08/10/2014)

O número de vagas de estacionamento nas principais ruas da Capital diminui na razão inversa do crescimento da frota. A visível opção da administração Haddad pelo transporte público e pela bicicleta ta (...)

Táxis não atrapalham ônibus, z CET (13/10/2014)

Um estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que, mesmo com os táxis circulando nas principais faixas exclusivas de ônibus da cidade, os veículos do transporte coletivo tiveram (...)

Trens chegam da China (13/10/2014)

Quatro trens fabricados na China desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro e passarão por testes estáticos e dinâmicos antes de entrar em operação. As composições fazem parte de um lote de 70 equipamen (...)

Parklet entra em cena (10/10/2014)

O Recife ganhou, dia 9, o seu primeiro parklet, espaço temporário de lazer instalado sobre vagas de estacionamento em espaços públicos antes destinados unicamente aos automóveis. O equipamento foi mon (...)

Alvinegro? (12/10/2014)

Para aumentar o número de vagas em regime de zona azul na região do Parque São Jorge, a Prefeitura terá de volta terreno que o Corinthians usa desde 2009 como estacionamento privativo. A Justiça decid (...)


Seja um associado Sindepark