Grandes shoppings vão suspender aluguel em maio

As maiores redes de shopping centers do Brasil – BRMalls, Iguatemi, Multiplan e Aliansce Sonae – decidiram sacrificar o faturamento por mais um mês, diante da crise. As redes vão isentar os lojistas do pagamento do aluguel de maio, cujo boleto será enviado em poucos dias. A definição dessa cobrança ainda estava pendente em alguns lugares e assustava os varejistas, que viram suas vendas irem à lona na quarentena. Todos os 577 shoppings do País foram fechados por determinação de autoridades locais na segunda quinzena de março, após o estouro da pandemia. A reabertura começou pouco a pouco, no fim de abril. Hoje, são 158 centros de compra em funcionamento em 69 cidades, porém com horário reduzido, controle de fluxo de visitantes e vendas 50% abaixo do normal.
» Bom senso. Neste momento, as companhias estão avaliando como ficará a política de cobrança de aluguéis após a reabertura. A ideia é conceder desconto que será reduzido mês a mês, de acordo a evolução das vendas. Ao todo, o setor já isentou ou adiou a cobrança de R$ 3 bilhões de aluguéis, taxas condominiais e outros compromissos, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
» Uma lava a outra. A medida pretende evitar a quebradeira generalizada de lojistas e o aumento dos espaços vagos, além de disputas judiciais em torno das cobranças, como na crise de 2014. Dois terços dos varejistas são empresas de pequeno e médio porte, com menos fôlego para atravessar o período de dificuldades. Por outro lado, a medida afeta o bolso das donas de shoppings, cujas fontes de receita são o aluguel de lojas e vagas de estacionamento, zerado desde março.
Fonte: O Estado de S. Paulo - 29/05/2020

Retorno da Zona Azul (Piracicaba/SP)

A Estapar, empresa responsável pela operação da Zona Azul Digital de Piracicaba, retoma, hoje, a operação do sistema rotativo que estava suspenso desde o dia 23 (...)