Governo vai privatizar serviços dos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara

O governo federal quer ampliar os serviços de concessões em parques nacionais. Unidades de conservação como Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, Chapada dos Veadeiros e Itatiaia estão entre as que terão atividades licitadas para a iniciativa privada.

As empresas que forem escolhidas poderão explorar áreas como bilheteria, camping, estacionamentos e esportes de aventura.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, viajou a Buenos Aires para atrair concessionários argentinos e chilenos que têm experiência nesse tipo de negócio.

Atualmente, Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha e a Floresta da Tijuca já funcionam em parceria com a iniciativa privada e respondem por 60% de todas as visitações dos parques.

LUCRO

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o número um entre 136 países em atrativos naturais. Mas os parques nacionais recebem 10,7 milhões de visitantes e geram R$ 2 bilhões para as cidades do entorno. Nos Estados Unidos são 307 milhões de visitantes e faturamento de cerca de R$ 68 bilhões.

LUCRO 2

Um estudo de viabilidade econômica elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, prevê um faturamento de R$ 1,6 bilhão para um investimento de R$ 153,7 milhões em 11 parques no total.

Fonte: Folha de S. Paulo, 01/10/2018

Novo governo e perspectivas de recessão

Por Jorge Hori* - Eleito no final de outubro, o novo presidente desenvolverá a preparação das suas ações no Governo. Naturalmente, o seu foco será a política econômica, para impulsionar o crescimento (...)

Vagas no centro do debate (Manaus/AM)