O Google afirmou dia 28 que começou a testar seus carros sem motorista em ruas de cidades, uma fase importante para colocar à prova a capacidade e as deficiências da nova tecnologia. Depois de vários anos de testes em estradas, onde as condições de direção são mais previsíveis, o Google mudou em 2013 o foco do programa para a direção sem motorista em cidades, informou a companhia em seu blog oficial. A companhia também publicou um vídeo para mostrar como é a experiência de dirigir um desses veículos.
O Google afirmou que vem guiando os carros ao longo das ruas de Mountain View, na Califórnia, uma pequena comunidade ao sul de São Francisco, onde fica a sede da companhia.
Os carros sem motorista contam com câmeras de vídeo, radares, lasers e, para ajudar na condução, uma base de dados com informações coletadas a partir de veículos conduzidos manualmente.
?Uma milha percorrida na cidade é muito mais complexa que uma milha em uma estrada, com centenas de objetos diferentes se movendo de acordo com diferentes regras em uma pequena área", escreveu o diretor do projeto de carros sem motorista do Google no blog da empresa, Chris Urmson.
"Aperfeiçoamos nosso software para que ele possa detectar centenas de objetos distintos simultaneamente - pedestres, ônibus, um sinal de ?pare? segurado por um guarda ou um ciclista fazendo gestos que indicam uma possível virada", acrescentou Urmson.
O Google é uma das várias companhias que estão testando a tecnologia de carros sem motorista. As montadoras Nissan, Volkswagen, Audi e Toyota são algumas delas. A Nissan e a controladora da Daimler, Mercedes-Benz, afirmaram que pretendem começar a vender carros sem motoristas até 2020.
Fonte: G1, 28 de abril de 2014

Categoria: Mundo do Automóvel

Vaga exclusiva rende 3 multas por hora (27/04/2014)

Estacionar irregularmente de propósito, por "só um minutinho" ou "sem querer" em vagas exclusivas de idosos ou de pessoas com deficiência nas ruas de São Paulo rende a aplicação de uma multa a cada 20 (...)