Parking News

Gasolina ou etanol? Calculadora diz qual combustível é o mais vantajoso

 

Gasolina ou etanol? Se você já parou no posto e ficou em dúvida qual combustível colocar no tanque do seu carro, seus problemas acabaram – pelo menos para quem tem um modelo da Volkswagen. A marca alemã agora disponibiliza uma calculadora que identifica qual combustível é mais vantajoso financeira e ecologicamente. Isso porque a tecnologia também é capaz de quantificar a emissão de poluentes, CO2 (dióxido de carbono), de cada veículo. Greta Thunberg curtiu.

Para saber qual combustível escolher é preciso apenas preencher os respectivos preços do litro de cada combustível e o aplicativo vai mostrar instantaneamente o resultado.

A calculadora ainda tem um algoritmo específico para cada versão de cada modelo. Com veículos de características distintas (carroceria, motor, transmissão), a tecnologia consegue distinguir cada modelo, como um T-Cross 1.0 turbo manual de um T-Cross 1.4 turbo automático, por exemplo. Além disso, o cliente escolhe qual é o perfil de uso que ele fará com o veículo: cidade, estrada ou misto.

Quanto à emissão de poluentes, a ferramenta utiliza a metodologia “poço-à-roda”, que considera o CO2 não renovável emitido pelo escapamento do veículo somado à emissão de CO2 no processo de produção e transporte do combustível. Como no processo produtivo podem ser emitidos outros gases, cujo impacto para o efeito estufa pode ser convertido em “CO2 equivalente”, costuma-se acrescentar o subscrito “e”: CO2e.

O valor apresentado na ferramenta é uma estimativa da Volkswagen do Brasil, baseada em dados de consumo energético do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro e da intensidade de carbono dos combustíveis do programa RenovaBio. Para o etanol, considerou-se a média das certificações publicadas pelas empresas produtoras no instante da definição da metodologia.

A calculadora já está disponível no app Meu Volkswagen para o sistema Android e, em poucos dias, estará disponível para o sistema da Apple, o iOS.
Fonte: Autoesporte, 08/07/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark