Gasolina aditivada vale a pena?

Gasolina sempre é tema de muita discussão, e combustível aditivado dá pano para a manga. Vamos deixar uma coisa bem clara: gasolina aditivada não é a mesma coisa que premium. A primeira tem o mesmo valor de octanas que a gasolina comum, então qualquer carro pode usar, novo ou antigo. Já a segunda tem mais octanas e é ideal para veículos com alto desempenho.
Quais as vantagens de usar gasolina aditivada? Os aditivos da gasolina são, basicamente, detergentes e evitam o depósito de sujeira nos componentes do motor. Então pode prolongar a vida deles. Perceba: ela evita os depósitos de carvão. Então não existe problema em um carro que nunca usou gasolina aditivada passar a usar. Apesar dos detergentes, é pouco provável que alguma sujeira grande vá se desprender e danificar algo.
O que é melhor: usar gasolina já aditivada na bomba ou comprar o aditivo e misturar com a comum? A resposta é: melhor usar a da bomba. Esse já está com os aditivos mais adequados e homologados. Ao comprar separado não temos como saber exatamente o que é e quais serão seus efeitos. E pode usar quanta gasolina aditivada seu bolso permitir. Se consegue usar sempre a aditivada, seu motor agradece. Mas, se a grana estiver curta, use sempre que sobrar um trocado. Já vai ajudar.
Sobre a validade da gasolina, esse é um ponto megapositivo da aditivada. Quem tem carro flex, com aquele tanquinho de partida a frio, precisa usar apenas gasolina aditivada nele, por orientação do fabricante. Isso porque a gasolina aditivada tem mais tempo de vida do que a comum.
A dica serve também para carros que andam pouco. Para evitar que a gasolina estrague no tanque, é legal usar a aditivada. E, já que anda pouco, coloque pouco combustível. Assim você o renova de tempos em tempos.
Gasolina aditivada é vantajosa para o seu carro e a diferença de preço vale os benefícios que ela traz para o motor. E nunca é demais lembrar que gasolina aditivada não elevará a potência do seu carro. Lembre-se que ela é a mesma que a gasolina comum, com algumas propriedades de limpeza e lubrificação, mas nada referente a aumento de desempenho.
Fonte: UOL, 16/02/2021