Garagem, espécie em extinção

predioscentro-516

Não são só as montadoras e outras empresas ligadas à mobilidade que estão mudando seus produtos e serviços de olho em novas demandas do consumidor: também as construtoras estão muito atentas a este movimento. Por isso já começam a ser comuns lançamentos de empreendimentos imobiliários onde a garagem deixa de ser o que sempre foi. Alguns novos imóveis em construção localizados em regiões centrais de grandes cidades, ou próximas a alguma estação de metrô, sequer oferecem vaga de garagem junto com o apartamento. Em outros, há iniciativas para estimular o compartilhamento de carros e bicicletas.

E há, ainda, condomínios com ponto de recarga para carros elétricos. A construtora SKR, por exemplo, está finalizando o residencial Nomad, no bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo: são oferecidos apartamentos de40 m²a72 m²e, na área comum, há dois pontos para recarga de carros elétricos e serviço de compartilhamento de bicicletas. As mesmas facilidades estarão em outro edifício da empresa no bairro da Vila Madalena, Zona Oeste da Capital paulista, o Moou.

A construtora BKO entrega empreendimentos com tomada para carros elétricos ou vagas especiais exclusivas para este tipo de veículo desde 2011 – caso do mais recente, o Wave Perdizes, também na Zona Oeste paulistana. E no seu BKS Santo Antônio, no bairro da Bela Vista, região central da cidade, com estação de metrô bem próxima, sequer há vaga de garagem disponível: o condomínio oferece bicicletas elétricas e no bicicletário há tomada para recarga.

Ali os apartamentos têm de19 m²a66 m². Segundo a empresa mais dois empreendimentos serão entregues com apartamentos sem vaga de garagem, mas com opção de estacionamento conveniado no próprio condomínio. A Gafisa entregou o Smart Santa Cecília, também na região central, apartamentos de26 m²,36 m²e52 m²sem vaga, mas com bicicletas disponíveis pelo condomínio e um carro para locação por hora.

O Smart Vila Madalena, na Zona Oeste, apartamentos de31 m²a105 m², também possui esses serviços de compartilhamento embora as unidades maiores tenham direito a uma vaga de garagem com serviço de manobrista. Especializada em empreendimentos compactos a Vitacon está lançando o VN Oscar Freire, nos Jardins, com unidades que vão de14 m²a 96 m²: apenas aquelas acima de35 m²têm uma vaga de garagem, mas todos os moradores podem usar serviço de compartilhamento de carros e bicicletas. Há tomada individual em cada vaga para carregamento de carro elétrico e espaço no subsolo para embarque e desembarque de passageiros que chegam ao prédio de carro via serviços como Uber ou Cabify.

ORIGEM E DESTINO

Para Cláudio Bernardes, presidente do conselho consultivo do Secovi SP, empreendimentos imobiliários e mobilidade têm relação profunda e direta. Ele cita dados da mais recente pesquisa Origem e Destino, que apontou que 26% dos paulistanos se deslocam de carro, outros 26% de ônibus, 7% de metrô e 2% de trem. A mesma pesquisa mostrou que o carro é o modal que leva o menor tempo de viagem para os mesmos destinos: “As pessoas têm uma tendência a andar de carro por causa disso. Elas deveriam se deslocar o mínimo possível, fazendo suas atividades perto de onde moram ou residir perto do trabalho”.

Na cidade de São Paulo o plano urbanístico prevê o adensamento ao longo dos eixos de transporte, com limitação de número de vagas de garagem, por exemplo, nos imóveis do Centro. Mas o segmento imobiliário reclamou e a administração cedeu ao validar até março de 2019 permissão a empreendimentos para oferecer até duas vagas de garagem nestas áreas: “Não temos300 quilômetrosde metrô nem um sistema permeável e eficiente de transporte. Se houvesse as pessoas poderiam preferir não andar com seus carros”. A garagem faz parte da concepção do produto, acrescenta: “Não se lança, por exemplo, um quatro dormitórios com duas suítes com apenas uma vaga. Quando a construtora está estruturando um produto como este as vagas vêm acopladas”.

Para o professor José Augusto Aly, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, pontos de tomada nas vagas de garagem devem se tornar cada vez mais comuns: “No futuro a tendência é de pontos de abastecimento de energia elétrica com custo específico separado por unidade”. Ele afirma que algumas cidades europeias discutem restrição total ao automóvel individual em algumas décadas, permitindo apenas o compartilhamento. Para o urbanista, entretanto, o automóvel propicia maior privacidade, “pois nem sempre a pessoa quer estar no transporte coletivo”.

Há, também, o outro lado: para apaixonados por carro ou pela praticidade que ele proporciona há projetos quase exclusivos, como o Victorian Living Desire, no bairro Marista, Zona Sul de Goiânia, GO,400 m², quatro dormitórios: um elevador de carga leva o carro para dentro de cada apartamento. “Alguns consideraram o projeto como uma ostentação, mas nosso objetivo foi proporcionar comodidade ao morador de um apartamento que mais se parece com uma casa”, afirma Marcelo Borges, diretor de construção e incorporação da Terral, responsável pela obra.

Segundo Piero Sevilla, diretor de incorporação da Cyrela, responsável pela obra, os apartamentos de um dormitório têm plantas de47 m²a96 m²e contam com uma ou duas vagas. “O empreendimento foi pensado especialmente para amantes de automóveis. Um diferencial é a rampa da entrada, com inclinação mais suave para facilitar o acesso de carros esportivos, geralmente mais baixos.”

Fonte: Revista Autodata - 01/09/2018

CET testa carro com câmera para multar Zona Azul

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realiza testes com um carro equipado com câmeras no Brás (região central), para auxiliar na fiscalização de veículos que utilizam o serviço de Zona Azul na c (...)

Blitz multa 519 por parar em vaga especial