Fracionamento da Área Azul começa em julho (São José do Rio Preto/SP)

A venda fracionada da Área Azul começa em julho em Rio Preto. Prometida desde início da gestão do prefeito Edinho Araújo (MDB), em 2017, o programa que vai permitir a cobrança está em fase final de elaboração por sistema desenvolvido em conjunto pela Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), que administra o serviço, e a Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro).

A permissão legal para o fracionamento já está prevista em decreto de dezembro de 2017, antes do escândalo da licitação da Área Azul digital que resultou em baixas no governo de Edinho, sindicância e ação no Ministério Público que apontou fraude na concorrência. O decreto foi revogado em abril deste ano depois que multas por falta de cartão passaram a ser contestadas. Novo decreto de Edinho foi publicado no mesmo mês também prevendo o fracionamento.

O sistema agora desenvolvido pela Empro já foi apresentado a supervisores da Área Azul. Segundo informações da Prefeitura, o novo modelo será vendido por meio do aplicativo Estacione Digital, pelos fiscais, pelo site da Prefeitura e pontos de venda distribuídos nas regiões onde o serviço existe. Paralelamente ao fracionamento, a Emurb irá implantar o sistema de "pós-utilização". Por esse sistema, o motorista pode pagar a taxa mesmo que não tenha colocado o cartão no veículo ou adquirido por meio de aplicativo, no período em que ficou com o carro estacionado. Essa taxa evita que o motorista seja multado.

Fonte: Diário da Região - São José do Rio Preto - 14/06/2019