Muitos flanelinhas que atuam no Centro continuam explorando a atividade de forma irregular depois de a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Supervisão de Área de Segurança Pública Oeste (Saisp), ter realizado mais uma etapa do processo de padronização na profissão de guardador e lavador de veículos há poucos dias. Há uma semana, foram entregues coletes aos guardadores cadastrados. Essa foi uma das etapas do processo de regularização da atividade na capital. Hoje, são cerca de 600 profissionais credenciados no Ministério do Trabalho e Emprego e habilitados para exercer a profissão em São Luís.
Com um número muito maior de pessoas explorando a atividade na ilegalidade, a Saisp começou a intensificar a fiscalização, principalmente porque os abusos praticados pelos flanelinhas irregulares aumentam com o período de fim de ano e a maior circulação de consumidores e veículos nos centros comerciais. Para garantir a fiscalização eficaz, foi dado início à identificação dos guardadores e lavadores credenciados. No dia 12 de dezembro, a Saisp iniciou a entrega de coletes verdes a cerca de 200 guardadores e lavadores da região do centro de São Luís. Sob o comando do delegado Joviano Furtado, coordenador da Saisp, o processo de regularização dos guardadores e lavadores vem sendo colocado em prática desde 2011.
Apesar de mais um passo dado no processo de regularização, flanelinhas irregulares ainda insistem em atuar na área do Centro causando problemas para os guardadores credenciados e uma sensação de insegurança para quem precisa deixar seu veículo estacionado no Centro. Concorrência - Para os guardadores que já trabalham vestindo o colete de "Guardador Legal", os problemas causados por quem invade a profissão vão além da disputa pelas vagas de estacionamento. Os guardadores credenciados contam que muitos bandidos se passam por flanelinhas para cometer pequenos furtos e os credenciados são responsabilizados.
O guardador Antônio Santos Correia, popularmente conhecido como Cafu, vigia carros no estacionamento da Praia Grande há 25 anos. Ele disse que, na área interna do estacionamento, quatro guardadores são credenciados no Ministério do Trabalho. Mas na Avenida Senador Vitorino Freire, há muitos moradores de rua e flanelinhas irregulares cobrando para olhar os carros enquanto os donos se ausentam. Na avenida, ocorrem furtos frequentemente durante a noite e as vítimas acabam cobrando dele e dos companheiros de profissão que ficam no estacionamento. Com a identificação do colete e a intensificação da fiscalização, ele acredita que a população dará mais credibilidade ao trabalho da categoria. "Nós fizemos cursos de capacitação para trabalhar. Mas tem muitos irregulares vindo tirar o nosso trabalho. Quando eles aparecem aqui no estacionamento, chamo logo uma autoridade, pois não vou me arriscar a brigar com eles e ser ameaçado", disse.
O guardador credenciado Nonato Costa lembrou que pequenos furtos também acontecem com frequência no local, visto que há muitos irregulares atuando. Ele frisou que muitos clientes trabalham na região e sempre o procuram quando buscam uma vaga para estacionar. Mas as pessoas que não costumam parar no local todos os dias acabavam pagando aos irregulares. Agora, com o colete, elas poderão identificar facilmente os guardadores credenciados e ajudar a coibir a prática irregular da profissão. Fiscalização
Para alguns motoristas, a presença de tantos flanelinhas irregulares no Centro traz uma sensação de insegurança. Esse é o caso da engenheira civil Ivanilde da Costa Silva. Ela afirmou que evita ir ao Centro por causa da falta de vagas e pela abordagem de muitos flanelinhas. "Quando a gente não dá dinheiro, eles vêm para cima. Evito ter de vir no Centro justamente por isso", afirmou. Para coibir abusos como esse, a fiscalização já foi intensificada, de acordo com o delegado Joviano Furtado. Serão notificados os flanelinhas que forem pegos atuando sem estar credenciados no Ministério do Trabalho e Emprego. Em caso de reincidência, eles são autuados por exercício ilegal da profissão, podendo responder criminalmente. Este ano, 145 pessoas foram notificadas por exercício irregular da profissão de guardador de carro na capital.
Fonte: O Estado do Maranhão (São Luís), 19 de dezembro de 2014

Rodízio volta em 12 de janeiro (18/12/2014)

O rodízio de veículos em São Paulo foi suspenso dia 24 devido ao período de festas e férias escolares. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a restrição volta apenas no dia 12 de janeiro, seg (...)

O setor privado embarca na mobilidade (24/12/2014)