Parking News

Na primeira semana de fiscalização de infrações por desrespeito ao pedestre na região central de São Paulo, 378 multas foram aplicadas por dia, em média, pela CET. O volume é baixo se considerada a desobediência ainda predominante na cidade. É como se cada marronzinho treinado para esse trabalho tivesse anotado menos de três infrações diariamente. Por outro lado, ele mostra que houve um aperto da vigilância - e um risco maior de ser multado em até R$ 191,53. Três irregularidades que eram ignoradas até então pela maioria dos agentes de trânsito tiveram, em menos de uma semana e exclusivamente nas regiões central e da av. Paulista, mais multas do que em 2010 inteiro em toda a cidade de São Paulo, destaca a Folha.
São elas: não dar a vez ao pedestre ao fazer uma conversão, não dar a passagem a quem está a pé numa faixa sem semáforo e não esperar a conclusão da travessia. No ano passado, houve só 1.009 dessas multas na capital inteira, média inferior a três por dia. Na última semana, só na área central, foram 1.256, média de 209 por dia. Segundo a CET, a fiscalização é crescente - houve um aumento do número de multas por desrespeito ao pedestre entre segunda (200) e sexta (500). Ela estima que haverá até 10 mil multas por mês na ação no centro.
O especialista Horácio Augusto Figueira avalia que a quantidade atual ainda é tímida, mas a redução de 64% dos atropelamentos em pontos críticos indica que a medida precisa se espalhar. Os técnicos da CET dizem que os marronzinhos estão em fase de adaptação e que a orientação é multar apenas quando há plena convicção. O número de pontos fiscalizados pulou de 78 para 91. Na cartilha distribuída aos agentes, eles são treinados a não multar se a faixa de pedestres estiver em mau estado. A CET também escreveu ser obrigatório anotar no talão uma descrição mais detalhada do fato. Isso aumenta a demora para registrar a infração, mas pode ser uma proteção contra questionamentos.
PM aplicou 469 autuações em três dias
A Polícia Militar aplicou, de quarta a sexta-feira, 469 multas por desrespeito ao pedestre na região central de São Paulo. Oficialmente, a corporação entrou na operação pró-pedestre apenas ontem, dia 15 de agosto, mas já vinha apoiando a fiscalização da CET. Foram, em média, 156 multas por dia. A CET começou a mapear pontos de conflito entre motoristas e pedestres onde a própria companhia reconhece ser difícil a fiscalização de infrações. Nesses casos, ela decidiu que instalará semáforos para ordenar a travessia. Um dos desses pontos é numa faixa de pedestres na rua Libero Badaró, na altura da Miguel Couto, no centro da cidade.
Fonte: Folha de S. Paulo, 16 de agosto de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

As vantagens de ser um associado

A atividade de estacionamento há tempos deixou de ser administrada de maneira informal. Ao contrário, as empresas cresceram, se automatizaram, estão presentes nos mais diversos empreendimentos, oferec (...)


Seja um associado Sindepark