Financiamento de veículos cresce 24% em um ano, aponta Banco Central

28/03/2018

carrofaixaonibus-712

O volume de crédito para o financiamento de veículos cresceu 24,2% em um ano, considerando o resultado acumulado do primeiro bimestre, que beirou os R$ 15,5 bilhões, contra os R$ 12,4 bilhões registrados em mesmo período de 2017, segundo dados do sistema financeiro divulgados pelo Banco Central na segunda-feira, 26. O resultado de fevereiro, que somou R$ 6,9 bilhões, também foi maior na comparação anual (sobre igual mês do ano passado), com alta de 19,6%, mas ficou 19,1% abaixo do desempenho verificado em janeiro deste ano, quando o setor contratou R$ 8,5 bilhões no total. Seguindo a lógica do mercado, em fevereiro os negócios foram inferiores devido ao menor número de dias, quatro a menos do que janeiro.

O saldo das carteiras encerrou o período em R$ 151,4 bilhões, leve recuo de 0,1% sobre o resultado verificado em janeiro. Isso denota uma melhora na saúde das carteiras, com pequena alta de 1%, ao comparar com o resultado de 2017, quando as instituições financeiras somavam R$ 149,8 bilhões para o setor de veículos. Contra o saldo de fevereiro de 2017, há um aumento de 5,3%, uma vez que há um ano o saldo era de R$ 143,7 bilhões.

A inadimplência atingiu um dos menores níveis para o setor de veículos ao encerrar fevereiro em 3,7%, uma queda importante de 0,9 ponto porcentual sobre o nível verificado há ano. Historicamente, os atrasos dos pagamentos nos financiamentos de veículos (acima de 90 dias) possuem o menor patamar se comparado com outros setores. Segundo o BC, a inadimplência está em 9,1% para a soma de outros bens, considerando o dado de fevereiro. Para o cartão de crédito, por exemplo, 6,1% dos contratantes estão com atraso acima de 90 dias.

Fonte: revista Automotive Business, 26/03/2018

Mobilidade urbana: qual a tendência para os estacionamentos

Por Marcelo Gait As questões envolvendo mobilidade urbana f (...)

Primeira reunião com associados na nova sede