Financiamento de carros usados cresce 20% em março

As vendas financiadas de automóveis usados em março cresceram exatos 20% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Foram 302 mil unidades em 2021 contra 252 mil em 2020. Os números também são positivos para motos, com 39,1% (20 mil contra 14 mil), e caminhões usados, com 17,7% (13 mil contra 11 mil). Os dados foram divulgados pela B3 (Bolsa de Valores de São Paulo).
Quando a comparação é feita com fevereiro deste ano, no entanto, o desempenho não foi tão bom assim, considerando que se trata de um mês com menor número de dias. Os automóveis apresentaram uma queda nas vendas financiadas de 1,5%, contra um empate entre as motos (0%) e um crescimento entre os veículos pesados (20,2%).
A B3 também divulgou o acumulado do primeiro trimestre de 2021, mas apenas da soma total das vendas financiadas dos três segmentos de veículos usados, que atingiram 1 milhão de unidades, o que representa 7,5% a mais do que em 2020. Quando é feito um recorte apenas dos automóveis financiados com mais de 12 anos de uso, o índice sobe para 33,1%.
O estudo da B3 também compilou os financiamentos acumulados no trimestre para veículos novos, que apresentaram uma queda de 18,5%. Tradicionalmente o financiamento de usados é bem maior do que os de zero km. Neste primeiro trimestre, os usados representaram 71,4%.
"No compilado de janeiro a março, percebemos que os veículos usados continuam representando a maior parcela das vendas a crédito e também notamos maior procura por financiamento de veículos leves com maior tempo de uso. Alguns fatores podem explicar a redução de oferta de carros zero km no mercado, como a paralisação de montadoras com o agravamento da pandemia e a falta de insumos", explica Tatiana Masumoto Costa, superintendente de planejamento da B3.
Fonte: Automotive Business, 15/04/2021

Perspectivas dos setores econômicos

Apesar do ano atípico de 2020, em função da pandemia e a busca de equilíbrio entre preservar a saúde da população, de um lado, e a manutenção (...)