Parking News

Fiat Uno chega aos 35 anos de Brasil

 

Há 35 anos surgia no Brasil o Fiat Uno. Lançado em agosto de 1984, ele inovou o mercado pelo bom aproveitamento do espaço interno e pelo desenho com baixo coeficiente aerodinâmico (Cx 0,36) criado por Giorgetto Giugiaro. Naquela década ele representou a Fiat em um movimento das montadoras pela produção local de projetos mundiais. Da GM havia o Monza, da Ford, o Escort e da VW, o Santana.

Desde o lançamento da primeira geração do Uno até julho de 2019 a fábrica de Betim (MG) produziu cerca de 4 milhões de unidades. Além de abastecer o mercado brasileiro, o Uno é exportado para Argentina, México, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Chile, Uruguai, Bolívia e Peru.

Vale dizer que o Uno deu origem ao conceito de carro popular com motor 1.0. O governo concordou em baixar de 40% para 20% a alíquota de IPI para carros com motores até 1.000 cc. Na época a Fiat exportava para a Itália o Uno Bee e já tinha pronta a solução.

Surgia então o brasileiro Uno Mille. A partir daí suas vendas decolaram. Passaram de 44,2 mil unidades em 1989 para 60,7 mil em 1990 e para 100,5 mil em 1991. Em 1994 foram 224 mil Uno vendidos no Brasil.

Em 2010 a Fiat lançou a nova geração do Uno, que conviveu até o fim de 2013 com a carroceria antiga. Em 2016 o Uno estreou os motores Firefly 1.0 (três cilindros) e 1.3 (quatro cilindros). Na época a Fiat investiu RS 1 milhão entre mudanças no carro e na reformulação da fábrica de motores.

Atualmente, o Uno ocupa apenas a 33ª posição no ranking de automóveis, com 11,8 mil unidades emplacadas em todo o ano. Como comparação, o Fiat Argo registrou 42,8 mil licenciamentos no período e o Fiat Mobi, 31,1 mil.

Fonte: Automotive Business, 26/08/2019

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Por que a economia não deslancha

Uma prática que ocorre todos os anos que poderia ficar restrita aos locais das ocorrências foi transformada em problema mundial, afetando todos os negócios do Brasil (...)

O estacionamento do futuro

Multipark, empresa de grande porte do segmento, acredita que o estacionamento vai se tornar um hub de mobilidade (...)

Estacionamentos buscam novos modelos

Como outros setores impactados por novos modelos de negócio e mudanças de comportamento dos consumidores, os estacionamentos buscam reinventar suas atividades (...)

Sem gratuidade (Americana/SP)

Autoridade de trânsito de Americana afirma que não existe a isenção provisória para quem estacionar até 30 minutos na Área Azul (...)


Seja um associado Sindepark