FecomercioSP aponta aumento do faturamento do setor de serviços

setapracima-149

Destacamos alguns resultados da Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços do Município de São Paulo, elaborada pela Assessoria Econômica da FecomercioSP.

Em setembro, pelo 9º mês consecutivo, o faturamento real do setor de serviços na cidade de São Paulo apresentou alta de 7,6%, em relação ao mesmo mês (setembro) de 2016. As receitas do segmento atingiram R$ 23,9 bilhões, a maior cifra para um mês de setembro, desde o início da série histórica em 2010. No acumulado do ano, o faturamento real cresceu 4,7%, atingindo R$ 210,2 bilhões.

Das 13 atividades pesquisadas, dez apontaram crescimento no faturamento real em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Os destaques, com aumento de dois dígitos foram Construção civil (19,1%); Agenciamento, corretagem e intermediação (17,9%); Saúde (14,3%); Serviços bancários, financeiros e securitários (12,3%); e Simples Nacional (11,9%). Essas cinco atividades colaboraram positivamente com 7,4 pontos percentuais para o resultado geral.

Por outro lado, os resultados negativos mais significativos ficaram por conta de Turismo, hospedagem, eventos e assemelhados (-24,3%); Mercadologia e Comunicação (-5,2%); e Conservação, limpeza e reparação de bens móveis (-1,2%). Essas três atividades em conjunto, impactaram negativamente com 0,9 ponto percentual para o resultado geral do setor de serviços na cidade de São Paulo.

O relatório ressalta que, mesmo com as adversidades no quadro político brasileiro, a economia vem dando sinais claros de recuperação. “A queda nas taxas de juro e da inflação, a recuperação de emprego, dentre outras variáveis, vem contribuindo para a melhora da confiança, impactando no crescimento das receitas do setor de serviços na cidade de São Paulo. A expectativa é de continuidade do crescimento das receitas do setor ao longo de2017.”

Nos últimos 12 meses, houve um ligeiro aumento, de 2,8%, terceiro resultado positivo após ligeira alta de julho (0,7%), interrompendo as 22 quedas consecutivas anteriores. Observou-se desde setembro de 2016 desaceleração da queda: em junho 0%, julho +0,7%, agosto +2,1% e setembro +2,8%.

Já a Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços referente a setembro mostra que pelo terceiro mês consecutivo o mercado de trabalho no setor no Estado de São Paulo registrou aumento de vagas formais. Foram geradas 6.174 vagas em julho, 11.961 em agosto e em setembro mais 437 novos empregos.

Fonte: FecomercioSP, 13/11/2017

Categoria: Fique por Dentro

Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante estar ao lado das empresas para que trabalhem com eficiência e, assim, atendam as necessi (...)