Parking News

Geral

Executivo envia à Câmara projeto para regulamentar serviço de valet em Guarulhos

06/11/2018


Voltar


valetnf-161

O prefeito de Guarulhos, Guti, encaminhou à Câmara Municipal, dia 30, Projeto de Lei para regulamentar os “valet services” nas ruas da cidade, estabelecendo critérios para a prestação de serviços de manobra e guarda de veículos pertencentes a terceiros. O principal objetivo é dar segurança aos usuários quanto à guarda e integridade de seus veículos, já que obrigatoriamente deverão ser abrigados em estacionamentos e contratado seguro para cobertura de incêndio, furto, roubo e colisão. Os estabelecimentos serão responsáveis por possíveis multas de trânsito aplicadas no percurso. 

Em sua justificativa, Guti ressalta que a lei deverá sanar os problemas de obstrução de calçadas com os equipamentos montados para o serviço de valets. “Além de regulamentar este serviço, com parâmetros a serem seguidos para a devida instalação destes equipamentos, garante também o ir e vir de transeuntes que não se utilizam desse serviço, bem como os transtornos causados por veículos formando filas duplas, causando congestionamentos”, defende o prefeito. 

Os estabelecimentos deverão obter autorização junto à Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana para o embarque e o desembarque de passageiros em via pública, bem como a correspondente sinalização. Com as penalidades a serem aplicadas, em caso de descumprimento da legislação vigente, a Prefeitura entende que haverá um melhor aproveitamento deste serviço, sem causar transtornos aos demais. “Além disso, a penalidade pecuniária prevista na propositura tem o intuito de desmotivar o infrator a incorrer em prática dessa natureza, tendo como finalidade o caráter pedagógico, corretivo e socioeducativo, previamente àquele meramente punitivo”, aponta a justificativa do PL enviado à Câmara.

Fonte: Guarulhos Em Tempo Real, 30/10/2018


Outras matérias da edição


Nuvens ameaçam o céu de brigadeiro em 2019

Por Jorge Hori* - Mudanças climáticas nos céus de Bolsonaro poderã (...)


Ainda dá tempo de participar do Congresso Abrapark amanhã

O Sindepark é copromotor do 7 Congresso Brasileiro de Estacionamentos da Abrapark – Associaçã (...)


Sindepark divulga pesquisa da Av. Paulista

O Sindepark realizou pesquisa na Av. Paulista em agosto de 2017 e, para averiguar o desenvolvimento da atividade de estacionamento na localid (...)


Rua dos Pinheiros ganha área de convivência (SP)

A rua dos Pinheiros, conhecida pela concentração de bares, restaurantes e cafés na zona oeste de São Paulo, virou u (...)


Gestão lança novo plano de segurança viária de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), iniciou dia 30 uma série (...)


Motoristas gastam em média R$ 246 por mês em estacionamento

A cidade de São Paulo tem a maior frota de veículos do Brasil – são 8,6 milhões, sendo 6 milh&o (...)


S. Bernardo vai fiscalizar vagas em estacionamentos privados

A Prefeitura de São Bernardo é a primeira da região a regulamentar a Lei federal 13.146/2015 (Estatuto da (...)


Vereador propõe funcionários em cancela de estacionamento (Bauru/SP)

O vereador Manoel Losila apresentou nesta semana projeto de lei na Câmara Municipal para obrigar que estabelecimentos que pos (...)


Recém lançado em São José, sistema de bikes compartilhadas atinge média de 55 viagens/dia

As bikes ficam disponíveis na região central e Vila Adyanna todos os dias, das 6h às 23h e podem ser locadas tanto para o trabalho quanto para o lazer.   Recém-lançado em S& (...)


Prefeitura pode construir estacionamentos subterrâneos em quatro praças da Zona Sul (RJ)

A prefeitura publicou um aviso público para que empresas interessadas façam um estudo público de viabilida (...)


Empresa cria sistema de estacionamento autônomo

Uma startup americana está desenvolvendo um software que permite que carros se estacionem sozinhos. A ideia da empresa, chamada (...)


Vendas de veículos leves avançam 14,3% em dez meses

As vendas de veículos leves continuam em ritmo acelerado: com o fechamento de outubro, o volume acumulado do ano cresceu 14,3% na compara&cced (...)


Cadastre a sua empresa no Sindepark

Clique Aqui