Eve, da EmbraerX, faz primeira decolagem com seu carro voador

Nem pássaro, nem avião. O que levantou voo em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, foi um eVTOL, sigla em inglês que define veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, segundo reportagem do canal CNN Brasil. Foi a estreia do protótipo em escala reduzida da Eve Urban Air Mobility Solutions, startup da EmbraerX dedicada a desenvolver soluções de mobilidade aérea urbana.
A tecnologia, conhecida também como drone de passageiro ou até como carro voador, é uma das promessas tecnológicas para a mobilidade nos próximos anos. Além da Eve, uma série de empresas trabalha no desenvolvimento de propostas semelhantes, como Hyundai, Uber, Airbus e diversas startups.
Informações da CNN apontam que a tecnologia criada pela empresa da EmbraerX já está em teste desde julho passado, quando o primeiro voo foi feito em simulador. A ideia é que, no começo, o drone de passageiros tenha um piloto no comando, mas o objetivo do projeto é, no futuro, ter deslocamentos totalmente autônomos.
André Stein, presidente da Eve e head de estratégia da EmbraerX, disse que o eVTOL não é uma abstração futurista, mas uma realidade relativamente próxima. Segundo ele, em menos de 10 anos as pessoas terão esta opção como um transporte urbano acessível.
“Queremos trazer o benefício da aviação para mais perto das pessoas. A ideia não é nova, a novidade é viabilizar numa escala maior um veículo acessível para todos, não só no sentido econômico, mas também físico. Chegamos para criar soluções customizadas que se integrem ao ecossistema”, afirmou Stein durante o evento.
Fonte: Automotive Business, 25/03/2021