EstaR digital deve ficar com empresa espanhola (Curitiba)

Ideia antiga da prefeitura de Curitiba, ainda da gestão passada que acabou não se concretizando, a substituição do talão de papel do EstaR pelo serviço digital está perto de virar realidade. A licitação do EstaR digital, lançada em julho passada e relançada em setembro com alguns ajustes, caminha para sua fase final e, no momento, teria uma empresa da Espanha como a escolhida. Foram 17 empresas interessadas com propostas válidas, dentro dos requisitos do edital.

Entre as três primeiras classificadas ficaram duas empresas curitibanas (1ª e 3ª) e a empresa espanhola (2ª). Contudo, as locais foram inabilitadas por irregularidades na documentação. Vencido o prazo recursal, os questionamentos agora estão na Procuradoria Geral do Município. “Os recursos estão sendo analisados pela Procuradoria e após o parecer de lá o presidente da Urbs [Ogeny Maia Neto] vai deliberar sobre a questão, podendo homologar a vencedora”, explica o gestor da área de licitações e contratos da Urbs, Samuel Freire Agostinho.

Após a assinatura do contrato (que pode acontecer no mês que vem), a vencedora terá até 180 dias para colocar a plataforma em funcionamento e prazo de exploração de cinco anos. Se mantido o cenário atual, a Estacionamientos y Servicios SA seria a responsável por prover o serviço. Com mais de 40 anos, a empresa espanhola oferece diversas soluções em mobilidade urbana e uma delas é o “ElParking”, aplicativo oficial de parquímetro válido em 80 cidades da Espanha, incluindo a capital Madri e Barcelona, as duas maiores cidades do país. Em Madri – quase duas vezes o tamanho de Curitiba –, por exemplo, são cinco diferentes apps habilitados para o serviço online. No país ibérico, o “ElParking” também encontra, faz a reserva e o pagamento de vagas em estacionamentos privados; livra os motoristas de filas em pedágios; e também paga o reabastecimento em postos de combustíveis.

Gigantes da web miram recarga

Lançado em setembro, suspenso em novembro e republicado “desburocratizado” em dezembro passado, o edital de credenciamento para ampliar os pontos de venda de créditos do cartão-transporte teve duas empresas interessadas até o momento. Por enquanto, nada de rede bancária, supermercados ou farmácias, que ampliariam os pontos físicos.

Quem apresentou a documentação para oferecer o serviço foram a Mercado Pago e a Recarga Pay, plataformas de pagamentos online. “Devemos divulgar o resultado na próxima [esta] semana”, diz Agostinho. Após firmar contrato, serão até 120 dias para apresentar o serviço e 180 para começar a operar.

Fonte: Metro Curitiba, 15/03/2019