Estapar pode realizar primeiro IPO após quarentena

A operadora de estacionamentos Allpark, dona da rede Estapar, planeja concluir uma oferta pública inicial de ações (IPO) em maio que pode chegar a R$ 387,8 milhões e pode marcar a primeira do País após a pandemia do novo coronavírus. A empresa fixou a faixa de preço de sua oferta entre R$ 10,50 e R$ 13 por ação, de acordo com prospecto divulgado ao mercado.
O preço final será fixado em 13 de maio. A operação pode movimentar cerca de R$ 400 milhões, considerando a venda de 28,6 milhões de ações na oferta primária, 1,234 milhão de papéis ofertados por atuais sócios, além da eventual subscrição de lotes adicionais. A maior parte dos recursos da operação devem ser usados para pagar uma concessão de parceria público-privada com a cidade de São Paulo para gerenciar o estacionamento de rua. BTG Pactual, Bradesco, Santander Brasil e Banco do Brasil estão coordenando a oferta.
Desde a deflagração da crise mundial de Covid-19, mais de duas dezenas de empresas brasileiras que pretendiam estrear no mercado acionário cancelaram ou adiaram seus planos, na esteira da derrocada dos preços das ações. Em março, quando a Allpark pediu registro para sua oferta, a Estapar afirmava atuar em 15 estados do País, além do Distrito Federal, com mais de 400 mil vagas em cerca de 700 unidades.
Fonte: Diário do Comércio – MG/Reuters - 24/04/2020