Estapar investe R$ 3 mi para implantar Área Azul (Americana/SP)

parquimetroresende-258

A Estapar (Hora Park Sistema de Estacionamento Rotativo Ltda.) está investindo mais de R$ 3 milhões para implantar o sistema de estacionamento rotativo pago informatizado em Americana. A chamada “Área Azul digital” entrou em operação ontem (14), em fase de orientação aos condutores. Até 31 de janeiro não haverá cobrança.

Após essa data, o sistema começa para valer, inclusive com multas a quem estacionar sem pagar. A Estapar, que já atua no mesmo sistema em Santa Bárbara D’Oeste, foi a vencedora da concorrência pública aberta pela Prefeitura de Americana para a exploração do serviço por dez anos – que podem ser prorrogados por igual período.

O contrato prevê que o sistema movimentará R$ 13,7 milhões nos dez anos. Entre os R$ 3 milhões estimados – que incluem investimentos em equipamentos, pessoal e outras despesas de implantação – estão previstos também um valor de R$ 1,51 milhão, a título de outorga, que a empresa já vem pagando à prefeitura. Metade desses R$1,5 mifoi creditada na conta da Administração em 25 de outubro de 2018, data de assinatura do contrato, e os outros 50% foram divididos em quatro parcelas iguais, cuja última vence no final de fevereiro, segundo o diretor da Estapar, Adelcio Antonini.

O contrato prevê também um repasse mensal de 35,23% da receita bruta do sistema para o município, além de 5% do valor total arrecadado com a operação do serviço para uso na sinalização viária. A maior fatia desse bolo irá para a Gama (Guarda Municipal de Americana). O investimento mensal da empresa para que o sistema entre em operação gira em torno de R$ 200 mil, segundo o diretor da Estapar.

44 TERMINAIS

A Estapar está instalando 44 terminais de autoatendimento na cidade (conhecidos como “parquímetros”), além sinalizar as 2.020 vagas de estacionamento rotativo em toda área central e alguns bairros adjacentes. Também fazem parte do aporte inicial a contratação e treinamento de monitores, que atuarão nas uniformizados na orientação dos motoristas, a confecção e distribuição de folhetos informativos no comércio, e a operacionalização de dois veículos de videomonitoramento, munidos de cinco câmeras e apelidados de “olho vivo”. Os automóveis farão o apoio dos monitores na fiscalização do cumprimento das normas do estacionamento rotativo.

Horário pago será estendido

Com o funcionamento da Área Azul digital, o número de vagas rotativas pagas passará das atuais 600 para2.020 apartir de segunda (incluindo 382 vagas para motocicletas, 108 para idosos, 44 para deficientes, 36 vagas para parada rápida, a chamada Zona Branca, 24 para carga e descarga e 11 de embarque e desembarque). Além do aumento de vagas, a Área Azul digital terá o horário estendido e será preciso pagar para estacionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Para estacionar, os motoristas vão pagar R$2,50 ahora e os motociclistas, R$ 1 por até 60 minutos - mesmo valor cobrado no sistema atual. Após o primeiro ano de operação, o reajuste das tarifas está autorizado, de acordo com o secretário adjunto de Obras e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo.

Fonte: Todo Dia - Americana - 12/01/2019